SEIS DICAS PARA EMPURRAR A PREGUIÇA PARA FORA DO SEU DIA!

ImageOk, confesso que este post da Gretchen Rubbin, caiu como uma luva; ou melhor, carapuça, para mim hoje… Algo de “segunda feira” no ar me abateu !

Noutro dia, durante uma sessão de coaching, eu e minha coachee estávamos conversando sobre “a pílula mágica” necessária, o gatilho, para iniciarmos uma tarefa que estamos postergando;OU AINDA, nos mantermos motivados e energizados…Disse-lhe que preciso de um certo nível de stress. Preciso de mais do que uma atividade a cumprir, para me manter em um nível motivacional elevado e realizá-las bem. Ao passo que se tiver somente uma ou duas atividades… Sinto uma queda enoooooooooor(afff)me no meu rendimento. Isso porque sobra espaço para “postergar, procrastinar”. A minha Coachee conseguiu perceber que, ao contrário de mim, precisa de tempo para realizar suas tarefas com calma, sem ansiedade. Portanto, quando estas tarefas se acumulam, se sente pressionada, ansiosa ao ponto de se sentir estagnada; ou seja, perde a motivação e começa a postergar. A solução para ambos os casos? Vou deixar para o final…

Achei esta foto o cúmulo ! Tive que postar…rss

preguiça1

Nesta postagem Gretchen Rubbin, Best Seller, nos presenteia com algumas dicas muito úteis contra a procrastinação e a famosa “preguiça”.Ao longo do texto vou acrescentar uma ou mais dicas. ( A tradução livre é de minha autoria)

“Este é um segredo para a vida adulta: A felicidade nem sempre faz com que eu “me sinta” feliz. Frequentemente, sei que me sentiria melhor se fizesse algo que realmente não gostaria de fazer. Fazer aquela chamada telefônica, lidar com suporte técnico, escrever aquele email.

Image

Aquelas tarefas temídas, embora me façam sentir drenada e difícil de lidar: aprendi que sou muito mais feliz, ao longo da jornada, se eu tentar finalizá-las o quanto antes; do que tentar “me ver livre delas”.

Aqui estão algumas estratégias que uso:

1. Faça-as logo de manhã – Se você está adiando alguma tarefa, será capaz de pensar em desculpas cada vez mais criativas para não realizá-las, na medida em que o dia passa.Um dos meus doze mandamentos é: “Faça AGORA”. Sem atraso é a melhor forma.

2. Se você se encontrar “empurrando um assunto ou tarefa”, que vem tentado realizar com uma frequência semanal, faça-o todos os dias.Quando estava planejando meu blog, vislumbrava duas ou três postagens por semana. Então um amigo meu, blogueiro, me convenceu de que não. Que eu deveria postar todos os dias. Seja lá o quão contra-intuitivo pareça, descobri que é mais fácil postar todos os dias (bem, exceto aos domingos) do que alguns dias na semana (um dia, eu , Rejane, chego lá, pessoal ! Uhu !) Sem delongas… Sei que tenho que postar, então eu faço. Se acha que é difícil caminhar quatro vezes por semana… caminhe todos os dias.

3. Tenha Companhia– Estudos mostram que apreciamos  muito mais, a maioria das atividades, quando temos companhia.Ter um amigo por perto pode ser uma distração, uma fonte de segurança; ou, apenas, apoio moral.

4. Prepare-se e reúna as ferramentas necessárias– Limpe a sua mesa, pegue o número de telefone, encontre o arquivo. Existe um termo maravilhoso usado pelos Chefes de Cozinha : “mis- en- place”.Porque tudo está ao alcance, no lugar certo antes de começar a cozinhar: os ingredientes estão reunidos cortados, medidos, separados, etc..Mis-en-place é preparo prévio, mas também é um estado mental. Significa que você tem tudo pronto, sem a necessidade de ir à uma loja ou começar uma procura frenética por uma peneira. Está verdadeiramente preparado, pronto para começar seu trabalho.

Rejane – Em meus workshops de gestão do tempo, dou a dica de organizar o seu dia de trabalho posterior, ao final do expediente. Desta forma, terá a oportunidade de rever o que deixou de ser feito e identificar estas tarefas pendentes, com outro grau de prioridade. Além do mais, o próprio fato de dedicar 5 ou 10 minutos antes de seu dia acabar,para programar o dia seguinte, lhe dará uma sensação de dever cumprido. Neste caso, ao final do dia, o seu planejamento do dia anterior, lhe servirá como uma lista de tarefas, o que te levará aos itens 5 e 6 deste post… Acredite!

5. Comprometa-se – Todos ouvimos o conselho para escrevermos nossos objetivos. Isso realmente funciona. Então, se esforce e faça-o. Geralmente este conselho está relacionado a objetivos de longo prazo. Mas, funciona com objetivos de curto prazo, também. No topo de uma folha de papel escreva: “ até o fim do dia de hoje eu terei ……. realizado”. Ao fazer isso terá o prazer de riscar uma tarefa de sua listagem.

6. Lembre a si mesmo de que finalizar uma tarefa “postergada”, lhe dará uma sensação de alívio e de realização– Estudos comprovam que alcançar um objetivo desencadeia a liberação de substâncias no cérebro, que promovem a sensação de prazer. Se estiver se sentindo triste; e, embora a última coisa que você tenha vontade de fazer, seja exatamente algo que não tenha a menor vontade de fazer, se esforce.Vai levantar seu astral !”

Rejane -Uma medida que uso para aquelas tarefas realmente consideradas de longo tempo e de difícil realização;ou ainda, porque estou sem muitas atividades, é o “timer de cozinha”. Ele me dá a sensação de que tenho que competir com o tempo. Designo o tempo para realizar a tal indesejada tarefa e vou em frente. Geralmente, consigo terminar antes que ele faça o seu barulho ! (pelo menos, não corro o risco de adormecer sobre os papéis)                              Image

Ah! Já ia me esquecendo. A dica/solução para quem precisa de mais do que 3 tarefas para se manter energizado ; caso contrário, posterga como eu, é usar o “timer”, conforme já descrito antes. Já no caso de quem tem diversas tarefas, planos objetivos que deseja cumprir e,acaba deixando acumular e posterga… Faça um plano, quebre as tarefas em blocos. Exemplo: se você tem muitas matérias para estudar… Faça um plano de estudo à parte do seu planejamento semanal ou mensal. Divida as matérias, estipule de forma adequada o tempo que quer dar para cada uma, de acordo com o tempo necessário (hei, não coloque uma hora para estudar a legislação tributária, hello!). Estipule também, quantos ou quais dias da semana se dedicará a esta tarefa. O ideal é todos os dias um pouco. Se estiver difícil de se concentrar na hora de estudar… Coloque um “timer”… Funciona como um jogo… E você não quer que o  timer ganhe, não é?

Pronto ! Assim como Rubbin, esta tarefa está finalizada… Coloquei uma nova postagem em meu blog. Espero que gostem e que compartilhem suas estratégias para driblar a “falta de vontade de realizar uma tarefa”!

Até o próximo post !

Rejane Santos

Acesse já uploads  e cursos gratuitos online de Rejane Santos, no Slide share. Em pauta, o mini ecurso “EU SOU SUPER!” para aumentar sua auto confiança e realizar o que deseja. Afinal: “VOCÊ É SUPER !” Siga o link http://www.slideshare.net/cocreationcoaching/dia-1-20040468

  • Páginas do Facebook  – Mulheres CoCriativas  e CoCreationCoaching

Para contratar Rejane Santos para treinamento, palestras e workshops:

  • coachrejanesantos@gmail.com

Sobre Gretchen Rubbin, cujo post foi apresentado aqui no Batom e Co – www.happiness-project.com – Um site super legal !

Deixe uma resposta

