EMPREENDEDORISMO COACH:6 PASSOS PARA EVOLUIR E SER BEM SUCEDIDO EM SEU NEGÓCIO!

Saipan. One hands is holding a glass sphere and it projects the sky and the clouds at the beach.…Então, você agora fez a formação em “Coaching” e se considera um “Coach”. Entretanto, os resultados não são os “esperados” e o que ganha ainda não lhe permite dizer que “é auto sustentável”… A maioria dos meus posts são voltados para mulheres empreendedoras, para auto conhecimento e inspiração. Este post vou dedicar aos coaches, embora seja útil para quem está abrindo um negócio; ou , já tem o seu. Deixe-me ser bem franca nesta nossa conversa e, com todo respeito, delinear alguns pontos importantes sobre o negócio de coaching:

  1. a não ser que “coaching” seja apenas um hobby e você uma pessoa muito bem estabelecida financeiramente… está na hora de “perceber” que este é um negócio como outro qualquer; e, portanto, precisa de planejamento , estratégia, diretrizes.
  2. a sua técnica, o seu credenciamento, não garantirão (sozinhos) o seu sucesso.
  3. exitem (e pasme você) pessoas que atendem como coaches, porque aprenderam em um livro. Embora anti ético, “tem gente pra tudo”… Eles concorrem com você no mercado. Pelo fato de “fazerem parte” de alguma empresa de consultoria com maior capilaridade que você sozinho. Assim, fica mais fácil se apresentarem como coaches e atuarem como tal.
  4. embora o seu credenciamento(somente) não garanta o seu sucesso… Por qual motivo valeria a pena“gastar dinheiro” com uma empresa que não te ofereça o credenciamento de “Coach”? – Invista o seu dinheiro; não o gaste a toa ! Procure completar a sua formação o quanto antes.
  5. o que te leva a crer que somente o boca a boca te dará o sucesso e a lucratividade que precisa para se manter no negócio?

Muito frequentemente as pessoas decidem se formar em “Coaches” porque ouviram falar que é uma forma de ganhar muito dinheiro. E vão com tudo, sem preparo algum, porque acham que o que vão aprender por sí só bastará. Claro que para ser “Coach”, não precisa de nenhuma outra formação extra (alguns cursos já estão mudando isso). Mas, isso não quer dizer que fazer a formação em coaching será o remédio para todos os casos!  Por outro lado, existem pessoas que procuram a formação em coaching, porque gostam mesmo e se realizam em ajudar pessoas. Entretanto, na maioria das vezes, não percebem; assim como muitos empreendedores, que precisam “entender” que estão gerenciando um negócio. E, todo negócio, sem exceção, precisa de um plano de vôo.Portanto, sair fazendo o que acha que está fazendo, não vai dar muito certo. Há uma distância sutil entre gerenciar um negócio  de coaching e sair fazendo coaching. Como consultora, percebo que este é o maior erro que um empreendedor  pode cometer. As pessoas começam muito animadas, motivadas a abrirem um negócio, investem seu tempo e seu dinheiro e fórmulas prontas que lêem, sem se preocuparem com o COMO CHEGAR LÁ. Eu mesma já estive nesta situação. Depois de algumas pedras, de alguns tombos, percebi que para empreender, há que se planejar e se organizar. Já em minha vivência como coach, percebo o mesmo com a maioria das minhas clientes. Começam um negócio e depois percebem que todo o investimento foi em vão, porque estão literalmente pagando para trabalhar. Com o coaching não é diferente. O coaching é um negócio e, se você ainda não se conscientizou disso… Vai nadar, nadar, nadar… Conheço coaches que dizem para mim que “nunca conseguiram um cliente sequer”; ou, que “está muito difícil porque ninguém sabe nem o que quer dizer a palavra coaching” e etc… Acontece que nas escolas de formação de “coaches”, não ensinam que você está abrindo um novo negócio; ao contrário de uma carreira. As escolas de formação de coaches também não ensinam que você não é um “life coach, um carrer coach, etc coach”:

você é um consultor que aplica as ferramentas de coaching, como um meio para alcançar os objetivos finais do seu cliente; para que saia do estado de “insatisfação” , para o/um estado DESEJADO. Chamado de: RESULTADO(S) ”

 Coaching sem resultado, não é coaching ! (capisce?!). – O seu nicho, este sim, pode ser voltado para um destes segmentos sugeridos anteriormente. Portanto, você precisa de algo mais; você precisa de preparo e de conhecimento. Os coaches que afirmam para você que o “coaching” não dá certo, que é jogar dinheiro fora, são os mesmos que não sabem gerenciar quaisquer negócios que tenham nas mãos. Seja uma padaria, um café, etc… Eles, assim como eu ou você, não somos culpados ! Isso acontece porque as pessoas acham que SOMENTE a formação e o credenciamento BASTAM: Não ! Se em nenhum negócio funciona assim, porque em “coaching” haveria de ser diferente?! Então, Rejane, qual é a chave? O que preciso saber e fazer para ser um(a) Coach bem sucedido(a)?

1.“O primeiro passo é ver o que você faz, como um negócio… não um hobby”

O segundo passo já é mais simples… Se você sabe que é um negócio e não um hobby…O passo seguinte é…

2.“Saber o que você faz, em que se destaca, qual o seu diferencial, para onde vai”

O que você faz afinal? Saberia responder a esta pergunta? Não vale responder que é um “Coach disso ou daquilo”… “O que você faz?” “Que resultados provê?” “Qual a sua bagagem?” Anteriormente eu disse que somos consultores e, como consultores, “vendemos, prestamos” nosso conhecimento para alguém que precisa dele. Este conhecimento, torna-se uma solução para uma necessidade. Se tiver dúvidas sobre isso, como poderá criar uma identidade para seu negócio, uma marca? Como conseguirá criar uma visão e uma estratégia para o que faz, se não sabe o que faz? Isto nos leva a um terceiro passo… 3.“Crie sua visão, sua missão, conheça as suas fraquezas, as suas forças e, principalmente, EM QUE é EXCEPCIONAL”- Faça seu dever de casa, aquele que usamos com os nossos coachees. Novamente: usamos a denominação de que somos “coaches” porque usamos as ferramentas de coaching. O que fazemos é maior ! Tem que ser maior ! Antes que me xingue (rss)… Você pagaria a alguém que fez um curso de cabeleireira, que tenha aprendido as técnicas por correspondência, sem nunca ter tido a noção mais ampla do que é o trabalho dela? Você investiria seu dinheiro em um negócio  “em que não sabe bem onde vai dar” e para que serve e deixa fluir? Então, o que te leva a crer que com o “coaching” seria a mesma coisa? Preste a atenção, os seus clientes não te procuram para que os digam que “eles têm a resposta”- Se este fosse o caso, por que nos procurariam? – PENSE EM QUE VOCÊ PODE AJUDAR  SEUS CLIENTES – ELES NÃO CHEGAM ATÉ NÓS SOMENTE PARA DESCOBRIREM A “SUA MISSÃO NA VIDA E OUVIREM QUE ELES TÊM A RESPOSTA !” Os clientes nos procuram, porque algo não está bem em alguma área de suas vidas e, por vidas, entendam: carreira, dinheiro, familia, relacionamento… ou, estas coisas estão em um pacote separado de um ser humano?

Está na hora de “juntar”, “conectar” a sua paixão que te move a ser um Coach + sua área de conhecimento + habilidades de gestão de um negócio.

Agora vamos a um outro aspecto importante do seu negócio: PLANEJAMENTO DA SESSÃO, CONHECIMENTO DO SEU CLIENTE

4.“Faça o que sabe e saiba o que faz: seu preparo, seu planejamento, para atender a um cliente”

Sem agenda, sem planejamento, sem organização, por qual motivo te contratar? Porque você sabe fazer “perguntas poderosas”?  Sinceramente, não vejo pessoas pagando para responder a perguntas poderosas, ao preço que se paga para um pacote de coaching. Portanto, se este for o seu estilo “deixar fluir”… esqueça ! Vai ficar sempre  às margens de quem realmente faz um trabalho bem feito. Veja que o seu papel não é só fazer perguntas. O seu papel é prover o seu cliente de “recursos,caminhos, alternativas”, que o levem a encontrar os resultados que procura. Faz parte do seu trabalho planejar e conduzir a sessão de coaching. Mesmo que ao longo do caminho, o seu planejamento tenha que ser alterado, de acordo com a sessão. Ainda assim, você terá que apresentar segurança e diretrizes. Para tanto, dedique-se a pesquisar outras ferramentas, não sente na sua apostila como se fosse a única fórmula mágica para todos os clientes.Se uma pessoa não é igual a outra, porque raios um cliente de coaching seria? Imagine contratar um bombeiro hidráulico e, no meio do serviço, um cano partir e começar um grande vazamento. Você olha para o profissional e ele te responde: “o que vamos fazer agora?”Não saber para onde vai, não é uma opção ! coachwrongFoto: 1.Coach – ” vá até lá e faça o que quer que pensem estar certo!” 2. Coachee – ” Que tipo de coaching é este?” Isso me lembra uma situação em que eu estava participando de um curso e no meio do programa, fizemos algumas perguntas para a professora (que gente chata ! fazer perguntas rss). Perguntas básicas do tipo que se faz a um “chef” de cozinha sobre de que a massa de espagueti é feita. Isso é básico ! Neste caso, se ela resolveu assumir a responsabilidade de falar do assunto, o assunto estava no programa e a pergunta estava no contexto básico… Ela deveria ter a resposta básica. Ninguém ensina as operações matemáticas, sem saber quais são… não é verdade? Se isto acontece, a melhor resposta é: “no momento não sei responder a esta questão, vou me certificar e te respondo”. Bom, isso até é válido, mas não com o básico. A pessoa fica parecendo papagaio, lendo slide. Portanto…

“faça, se comprometa, se responsabilize, com o que sabe e… saiba, conheça, seja, o que faz”

successkey5.Sua Imagem é T-U-D-O! Gostaria que você, pensasse por alguns instantes nos Coaches Celebridades, como: Tony Robbins, Tom Hopkins, Zig Ziglar. Eles são Coaches e não ganham pouco para isso! Por que será? Porque eles promovem resultados ! Eles provêem a quem os procura, respostas, orientação, direcionamento. É nestes exemplos que você deve colocar foco ! e não em quem te diz que a “coisa está feia” ! Por quê estou falando nestes coaches? Simplesmente porque além de “fazerem o que sabem e saberem o que fazem”… sabem gerenciar sua marca pessoal, sua estratégia, seu público. Mire-se neles ! De que uma imagem é feita e construída? De reputação. Se a sua reputação for um fracasso, não haverá campanha de marketing e networking que dê jeito ! Portanto,faça bem o seu trabalho e construa sua imagem. Investir em ferramentas de marketing e realizar um excelente trabalho, aliando seus conhecimentos, com planejamento e diretriz, são as chaves para ser bem sucedido(a). Para sustentar e dar suporte à sua imagem, deve investir em um bom currículo , na sua marca (em que é excepcional) e atualizações constantes. Pode até demorar um pouco a ter retorno, mas quando o tiver será sólido ! SE DEDIQUE, PLANEJE, SAIA DO ARROZ COM O FEIJÃO ! Para concluir, torne-se consciente do que sabe fazer BEM E COMO poderá ajudar a outras pessoas. Tenho a certeza absoluta de que quando perguntar a um cliente porque o(a) contratou a resposta será: “por causa do seu conhecimento em…” – Repetindo: ninguém vai te pagar um pacote de coaching “para se sentir melhor” ou porque querem saber qual  “sua missão na vida”- Organize seu conhecimento, provendo-o da forma mais competente possível, promovendo o sucesso e a auto realização do seu cliente. Para isso, pleneje a sessão, saia do trivial Tenha um roteiro claro em suas mãos, para onde a sessão vai evoluir, quais os melhores recursos a utilizar (livros, vídeos, palestras, cursos, etc). Recursos não faltam ! 6.Para Evoluir no Negócio Mais uma vez, assim como quaisquer outro negócio, a evolução deve ser constante.Não bastam suas sessões de coaching. Há que se desenvolver, criar novos produtos, se deseja se diferenciar como  “empreendedor(a)”. Sair da caixinha e ver o que há de novo, como ampliar seu mercado de atuação é fundamental. Neste momento você deve estar se perguntando: “mas, Rejane, por quê?” A conta é simples :10, 20, 30 clientes de coaching por mês? Como?! Seria impossível dar-lhes o foco e a atenção que merecem. Quais soluções você está antecipando que te permitirão ter lucro, retenção e conquista de novos clientes? Como Criar e Desenvolver produtos, para que seu negócio não dependa de você em uma carga 24/7 e Prospere? Pense nisso… e sucesso ! Até o próximo post e aguardo seus comentários ! Pax et lux, Rejane

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*Respeitamos a privacidade dos nossos clientes

Rejane Santos, MSc. Rejane Santos é Mestre em Enga. de Produção pela COPPE/UFRJ, Coach (Personal & Self), pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), com credenciamento internacional pelos    Graduação em Psicologia pela UGF e pós em RH pela PUC/RJ, Leader Assessor SGQ ISO 9000, MBA Qualidade Grifo Enterprises/Tampa University, autora do livro ISO9000 para a Hotelaria, ed. Qualitymark. Atualmente Rejane Santos, atua em Coaching e Consultoria, conforme a seguir: Consultoria Foco em projetos voltados para :

  • implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (normas ISO),
  • padronização e análise de processos ( com desenvolvimento e padronização de rotinas e controles aplicáveis)
  • alinhamento estratégico: negócio, equipes, start ups,
  • treinamentos (design e delivery in e outdoor temáticos) – lideranças, gestão de serviços, formação de instrutores de treinamento, formação de auditores internos da qualidade, profissionais de atendimento, seleção de pessoal, dentre outros,
  • Palestras e workshops voltados para temas motivacionais.

Coaching Foco em :

  • Coaching individual: transição – carreira, vida, expatriados,aposentadoria
  • Coaching de equipes: foco em resultados alinhados à estatégia; bem como, foco no indivíduo (aspirações, contribuições , potencial e competências)
  • Coaching negócios: foco em empreendedores, start ups, Mulheres empreendedoras
  • Workshops para mulheres em transição de vida e carreira e empreendedoras

Segmentos para os quais já desenvolveu projetos de consultoria e treinamentos: petróleo e gás (EBX – Diretoria de Entetenimento -Pink Fleet, Marina, Hotel Glória, Mr Lam,Petrobrás, CENPES,Wartsila,Bourbon), empresas de serviços (hotelaria e envios- Agência de correios franqueada, Capital Services, Rio Atlantica Hotel – atual Pestana, Rio Internacional), Laboratorial (Dr. Helion Póvoa),Tecnologia da Informação, Agrícola (Cargil),Telecom (Tim, Oi, Embratel), bancário (banco Guanabara), dentre outros. Para falar com Rejane Santos e contratar seus serviços de Coaching, Consultoria de RH, entre em contato via email  coachrejanesantos@cocreationcoaching.com.br visite o site www.cocreationcoaching.com.br e saiba mais sobre o seu trabalho.Saipan. One hands is holding a glass sphere and it projects the sky and the clouds at the beach.

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