LÍDER COACH: EM QUE EXCEDE AOS DEMAIS?

 ImageLÍDER COACH: EM QUE EXCEDE AOS DEMAIS?

 “Everybody needs a Coach”  “Todos precisam de um Coach” –

Erick Schmidt – CEO Google

Dizem que no coração da liderança, deve haver um Coach. Um líder que exerça em sua liderança a competência em reconhecer nos seus colaboradores, suas forças e fraquezas, seus talentos inexplorados, suas molas propulsoras e, principalmente: que saiba inspirar , alavancar e impulsionar, trazendo à tona, o que há de mais positivo, o que há de melhor, nestes talentos, para o mundo do trabalho e, consequentemente, às suas próprias vidas.

Trabalhando por alguns anos com líderes de pequenas, médias e grandes empresas; e,  até mesmo com meus próprios líderes, percebi que; por alguns lapsos de tempo, é muito difícil para um líder, tomar decisões assertivas sobre determinados talentos que os cercam, além de outras decisões que afetam o desempenho da equipe inteira. Isto não quer dizer que não sejam bons líderes, que não saibam tomar decisões estratégicas; ou, quaisquer alusão de que não sejam competentes o suficiente para realizarem o seu trabalho. Isto quer dizer; apenas, que lhes falta por vezes, as ferramentas necessárias, para lidar com determinadas situações.

Muitas organizações estão formando seus líderes na Metodologia de Coaching, demonstrando clara preferência a este estilo de liderar. Ao  adotar o Coaching como uma ferramenta fundamental para seus líderes, a organização está tomando uma decisão estratégica para sistematicamente prover melhorias no desempenho do negócio, através das pessoas.

Uma pesquisa realizada pelo “Institute of Personnel and Development” confirma que “9 entre 10 empresas americanas esperam que seus diretores, gerentes e supervisores, apliquem coaching como parte do seu estilo de liderança, aos seus subordinados”.Já a pesquisa realizada com colaboradores, revela que “preferem os líderes com um “estilo coach” de liderar”.

Então o que é Coaching? Coaching é uma parceria colaborativa centrada em OBJETIVOS. Sejam estes os objetivos de uma pessoa individualmente, de uma equipe de trabalho, de uma organização. Em um escopo abrangente que  pode começar desde uma mudança de carreira ou de área; uma promoção; seja no aumento do desempenho e resultado de uma equipe; ou, dos objetivos estratégicos de uma organização.

O objetivo principal do Coaching é o próprio desenvolvimento do Coachee (o cliente de coaching), para o alcance dos seus objetivos. Durante todo o processo de Coaching, o Coach, se tornará um guia que oferecerá suporte, inspiração, impulso e desafios, para maximizar os talentos, o desempenho e o potencial do seu cliente (coachee), através da aplicação de uma série de ferramentas. O auto desenvolvimento do Coachee, ocorrerá reconhecendo suas próprias forças e fraquezas, seu talentos. O resultado é auto realização com o alcance dos objetivos, mas também, um melhor conhecimento sobre si mesmo, ampliando e elevando suas competências para lidar com pessoas, circunstâncias e desafios.

O desafio de um Coach é tornar o seu Coachee (cliente), no seu próprio sucesso; ou seja, não há outro objetivo  para um Coach, senão em ver o sucesso do seu Coachee. O sucesso de um Coachee, pode estar relacionado a uma variedade de objetivos, que ele mesmo estabelece. Chamamos a isso: “sair do estado atual (de alguma insatisfação), para alcançar o estado de auto realização (estado desejado)”.

Mas, o que é um “Leader Coach”? O que o torna  “diferente” e excepcional?

É um estilo de liderança que:

  • oferece suporte, reconhece talentos e forma campeões,
  • oferece desafios que promovem o desenvolvimento e o aumento da produtividade, maximizando o potencial dos seus liderados,
  • oferece “feedback” de forma assertiva,
  • oferece apoio para que seus liderados se tornem mais conscientes sobre a importância da resolução de um problema, comprometendo-os e fazendo-os crescer,
  • incentiva, inspira e delega,
  • ouve e observa o que há de melhor em um talento a ser aprimorado, desenvolvido,
  • Sabe quais tarefas seus subordinados executam melhor, maximizando o desempenho da equipe, mantendo-a motivada, integrada,
  • usa os erros como oportunidades para a aprendizagem,
  • oferece apoio nas resoluções de problemas, mais do que  as “resolve”

Os melhores líderes aprenderam a trabalhar como Coaches. Atualmente,  a geração “Y” que é diferente das gerações anteriores (vets e baby boomers), tem outro tipo de expectativa sobre seus líderes. Manter  esta geração de colaboradores  motivada e produtiva, requer mais atenção, reconhecimento e tolerância por parte de quem lidera.

O grande desafio das organizações para reter talentos, por sua vez, está na seguinte questão: “Como treinar seus líderes transformando-os em coaches em suas práticas de liderança; e, consequentemente desenvolver e potencializar os talentos que temos?”

 Ser um Coach requer aprendizagem, não basta ler um livro para atuar como Coach. (Aliás, há mais pessoas fazendo isso do que se imagina. Vale uma dica: veja se o seu Coach tem a formação necessária e onde).Os livros de Coaching são para Coaches se aprimorarem e, também, para leitura e desenvolvimento pessoal.As escolas de negócios, não ensinam esta disciplina, tampouco. As técnicas e competências de um Coach são muito diferentes.Portanto, somente ler o livro, não vai ajudar. Aprender a ser um Coach é como aprender um novo idioma; requer a aprendizagem de novas atitudes e a adoção de novos hábitos. Requer “ querer”, tempo, dedicação e prática. Isto porque a base, a essência do coaching está centrada em ajudar o “coachee” a realizar suas aspirações e propósitos; seus objetivos. Mas, a sua pedra fundamental está alicerçada nos seguintes valores:

  • confiança
  • respeito
  • rapport de alma

Por este motivo, o ingrediente principal que diferencia um lider comum  de um “Líder Coach”  é abrir a sua própria “janela para o campo da inteligência interpessoal e emocional”. Sem esta janela aberta, não há o querer, não há o auto desenvolvimento e a base do coaching, fica comprometida. Por este motivo Erick Schmidt fez a afirmação sobre a necessidade de se ter um Coach, durante sua palestra. Foi-lhe necessário, em algum momento de sua carreira, abrir suas próprias portas para o auto conhecimento, primeiro. Está pronto(a)?

 E você? Tem um Coach como líder? O que achou deste post? Adoraria ler seus comentários !

Tenha um excelente 2013 !

Rejane Santos, MSc.

 Então? Gostaria que seus líderes soubessem como inspirar suas equipes, aglutinar as melhores competências, para os desafios adequados? Alcançar patamares mais elevados de desempenho e de produtividade para objetivos estratégicos?

 Veja a seguir o Programa Completo de Desenvolvimento de Lideranças que trago para você e seus Líderes: ” Leader As Coach”

 Peça todo o texto a seguir em PDF para facilitar a leitura. A formatação não é compatível aqui no wordpress. Siga o link ou leia abaixo:

 

                                                                 

Leader As Coach

As estatísticas demonstram que as organizações que escolhem como estratégia, Líderes que aplicam as competências de Coach, obtêm como  principais resultados:

  • Níveis mais elevados de produtividade,
  • Aumento do comprometimento por parte dos subordinados,
  • Consequente aumento nos resultados

Leader as Coach é um Programa Prático, que promove aos Líderes a aplicação prática das ferramentas de Coaching.

O formato do Programa combina teoria e prática, podendo ser presencial ou on line* , buscando atender ao máximo as expectativas dos líderes contemporâneos.

O Programa Leader as Coach apresenta uma Metodologia sustentável, abrangente em seu conteúdo, adicionando outras ferramentas de Gestão; tais como: Metodologia de Times de Alto Desempenho e Princípios da Metodologia de Ken Blanchard. Tornando-se o Programa mais completo nas competências de Coaching para o líderes que querem se exceder, tornando-se “Líderes Coaches”.

O que aprendem:

  • Auto conhecimento, reconhecendo suas próprias forças e fraquezas; oportunidades e ameaças.
  • Alinhamento de Propósitos pessoais e de carreira.
  • Alinhamento direto dos seus objetivos de carreira aos da organização.
  • Conduzir feedback e orientação que inspire o desenvolvimento.
  • Planejamento de Objetivos e Metas de forma direta e concisa aos talentos disponíveis e os objetivos estratégicos da Organização,
  • Aplicar os princípios de Ken Blanchard para desenvolver talentos, sabendo onde cada talento está em sua curva de desenvolvimento.
  • Aplicar as ferramentas de Coaching para impactar resultados, desenvolver e inspirar talentos

Construa , Desenvolva e Prospere, levando o Poder do Coaching para a sua Organização com o “Leader As Coach”

O Leader as Coach, da CoCreationCoaching é o Programa de Desenvolvimento de Lideranças que as organizações estavam esperando. O seu  diferencial está em seu conteúdo atualizado e em sua Metodologia dinâmica e de suporte, oferecendo como adendo ferramentas gerenciais fundamentais; voltadas para o Desenvolvimento, a Inspiração e o aprimoramento de novas competências  chave para  seus Líderes;  para atuarem como Coaches “Leader as Coach”, promovendo a maximização dos resultados de desempenho e produtividade da sua organização como um todo.

  

MÓDULOS:

 

        I.            Liderança  Modelo Ken Blanchard           

      II.            Metodologia de Times de Alto

Desempenho

    III.            Leader As Coach – Metodologia &

Ferramentas de Coaching aplicadas

À Liderança.

 

        FORMATOS:

 

        I.            Workshop –  In company –  Mínimo de 5 participantes – Ao término da formação os projetos relacionados aos projetos da organização contratante, estarão prontos para aplicação + Análise Crítica após 3ms.

      II.            Coaching (Individual) – Somente um participante, com uma sessão de 1hora semanal de coaching + formação nos Módulos I,II e III

    III.            Coaching de equipe – No máximo 5 participantes por equipe – Formação nos Módulos I,II e III + 1 sessão de coaching semanal com equipe (on line ou presencial* ver condições)

  • Por favor, ver condições online e/ou fora do RJ

 METODOLOGIA

Totalmente  teórico  prático, voltado para projetos específicos da organização, caso seja este o objetivo. Em caso afirmativo, a organização terá direito a uma reunião de “Análise Crítica de Resultados”, ao final de três meses após a realização da Formação.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, via email, com o título: Leader As Coach

WWW.COCREATIONCOACHING.COM.BR (SITE EM ATUALIZAÇÃO, MAS MANTIDO ON LINE)

EMAIL – COACHREJANESANTOS@COCREATIONCOACHING.COM.BR OU

                COCREATIONCOACHING@COCREATIONCOACHING.COM.BR

Ou, fale pessoalmente com Rejane Santos, MSc.

Telefones – 21.22253550 / 21-8459-5553

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s