Empreendedores Extraordinários:AsaCandler,CocaCola

“Toda vida humana é feita para caber em algum lugar, e aqui é um lugar para toda a vida. “-

Asa Candler, fundador da CocaCola.

Série nova de posts : Empreendedores Extraordinários !

Aproveite para aprender com empreendedores visionários que não mediram esforços para TORNAREM suas idéias REALIDADE. Caros e caras leitores(as) de Batom&Co. Estou iniciando hoje , a série de posts Empreendedores Extraordinários, para que tenhamos todos, a oportunidade de aprender e empreender cada vez mais. Para que alcancemos o sucesso de forma focada, direcionada, apaixonada e determinada. Para inaugurar o primeiro post, escolhi ninguém melhor do Asa Candler, fundador da potência chamada Coca Cola !

A CocaCola é uma marca tão poderosa, que a sua principal concorrente em refrigerantes cola, se rendeu e lançou a campanha “pode ser” (bom, pode ser Pepsi). Indo mais além, virou adjetivo de qualidade:“é… não é nenhuma CocaCola… mas, dá para o gasto” Hoje o poder da publicidade é onipresente, mas Asa Candler está entre os primeiros empresários a usá-lo agressivamente. Candler não era um inventor, ele não veio com um nome de empresa grande; ou mesmo um logotipo ou distintivo. Trabalhou com alguns farmacêuticos e procurou aprender com os mesmos. Um belo dia, se aborreceu com o seu patrão e resolveu se aventurar em Atlanta com menos de dois dólares no bolso…Sabia intuitivamente, que seu propósito seria encontrado nesta nova cidade. Sua maior conquista não foi, especificamente no ramo farmacêutico, por assim dizer…Foi como um grande empreendedor, que acreditava em suas idéias e ideais, investindo nas suas habilidades como comerciante e marqueteiro, graças às suas enxaquecas !(já vão entender!) Candler tinha enxaquecas horríveis. Quando estava em crise se dispunha a qualquer coisa para se livrar da dor. Foi quando, John Smyth Pemberton, um farmacêutico amigo seu, o apresentou uma bebida, feita por ele mesmo, vendida em sua própria farmácia, a um preço de cinco centavos de dólar, em Atlanta, nos Estados Unidos. Ao provar do “Tônico Cerebral Efervescente”, como era originalmente chamada a CocaCola, Candler foi fisgado.(acho que a enxaqueca também) Decidiu vender tudo o que tinha para investir no tônico.Inicialmente investiu U$D 500,00 na empresa de Pemberton´s, mas ao final de 1891, comprou a CocaCola por apenas U$D 2.300,00. Investiu na fabricação e na comercialização do produto: nasceu a Coca Cola ! neste post compartilho com vocês algumas das lições de Candler, descritas por Carmichael e outras pitadas de pesquisas feitas por mim. Considero-as valiosas… Pense bem, fazer pessoas provarem um líquido preto, feito com folha de coca… tem que ser muito extraordinário… a prova está aí. Como diz o slogan “Enjoy Coke” !   

Ação # 1: Faça as Pessoas Lembrarem de Você  Eu sabia que tinha encontrado algo que outras pessoas gostariam … Distribuindo Coca-Cola por meio de outras farmácias foi uma maneira de chegar a mais pessoas … Eu tive que convencer outros farmacêuticos para vender a minha bebida, porque eles tinham suas próprias bebidas. “– Candler Muitos empresários pensam que se lançarem um grande produto, as vendas por sí só, darão conta do recado. O fato é que um produto regular, com grandes vendas e marketing vai superar sempre um excelente produto sem vendas e marketing. Você precisa passar a palavra sobre o que você está fazendo ou ter alguém em sua equipe para fazer isso por você.  Antes de Candler assumir as operações da Coca-Cola, Pemberton fazia negócios em pequena escala. Ele dirigia uma empresa local com uma base de clientes locais e teve poucas chances de crescer.. Seu único esforço promocional era uma placa com o sinal de “Beba Coca-Cola” que estava penduradona entrada de sua farmácia. Candler, no entanto, sabia que havia bilhões de pessoas mais sedentas por aí, ele só precisava encontrar uma maneira de alcançá-las. Foi através de uma estratégia de marketing agressivo e memorável, iniciada por Candler, mas que continua até os dias de hoje, que tornou a Coca-Cola na empresa multi-bilionária que é hoje.  

Ação # 2: Seja original

“Coca-Cola era tão popular que muitos outros estavam tentando copiá-la … Porque a CocaCola foi um sucesso, eu tinha que ir além, com uma idéia para destacar o produto das imitações …  eu só queria lembrar as pessoas que Coca Cola era única.”

                                                                                                                      – Candler

Seus clientes são continuamente bombardeados com ofertas de produtos e serviços. Se você quer que clientes potenciais prestem atenção em você, Seja únicoVocê precisa fazer algo que o  faz  se destacar de todos os outros. Você pode saber quão grande o seu produto ou serviço é, mas você tem que convencer seus clientes que você não é como todo mundo.  Quando a crescente popularidade e sucesso da Coca-Cola tornou-se cada vez mais evidente para estranhos, não havia escassez de empreendedores prontos para tirar vantagem. Centenas de bebidas “cópias” foram lançadas no mercado dentro de algumas semanas. A necessidade de proteger o seu grande produto e sua marca forte foram as motivações de Candler para garantir  que era exclusivo o suficiente para se destacar. Foi por esta razão que Candler tentou focar sua publicidade em torno da autenticidade e originalidade da Coca-Cola, com frases do tipo: “Exija o original” e “Não aceite nenhum substituto”, só A verdadeira, A Coca-Cola, satisfaz a sede.  

 Ação  # 3: Se não está quebrado, não conserte

 “Você pode mudar o marketing, mas nunca mudem a bebida … Mantendo a receita secreta da Coca-Cola significava que seria sempre única.”

– Candler

Como empreendedor é importante testar diferentes aspectos do seu negócio continuamente, para tentar obter melhores resultados. Certifique-se então, de executar testes em pequena escala; e, de que realmente dê muito certo, antes de fazer uma mudança dramática na forma de gerir o seu negócio. Candler compreendeu a importância de não brincar com a perfeição. Como um número crescente de cópias, encontrou seu caminho no mercado. Candler pode ter mudado a forma de sua garrafa, ou alterado a sua mensagem de marketing, mas ele nunca cometeu o erro crucial que seus sucessores mais tarde faria: depois de criar a bebida perfeita, ele nunca mais mudou a sua receita secreta. Candler sabia que em uma indústria cada vez mais competitiva, era importante se destacar, e para manter os clientes em suas mãos, mas ele não se atreveu a mexer com o que viu como excelência. Afinal, se ele não estava quebrado, por quê corrigi-lo? No entanto, os executivos da Coca-Cola tentaram, em 1980, substituir o antigo pelo o novo. Como resultado do lançamento de New Coke, a quota de mercado da empresa despencou. Candler provou estar certo novamente. A mundaça é prejudicial, ás vezes. Principalmente, quando você tenta mudar a bebida perfeita. Espero que tenha gostado do que leu. Eu , particularmente, aprendi bastante ! Sugiro algumas reflexões: Todos nós sabemos, de alguma forma, o que nos torna únicos… Mas, será que sabemos expressar?

  • Seja qual for o seu produto, qual valor que o atribui? (pode ser você mesmo, se for um palestrante, um coach, um profissional de treinamento, um empreendedor solitário, um fabricante, um profissional em uma empresa)
  • Você está se esforçando para ser o MELHOR ;ou, empreendendo para ser  ÚNICO?
  • Quais características da sua empresa/produto (você), o tornam único no que faz? 
  • Por não conseguir encontrar o ponto certo, você está aprimorando o seu produto; ou, está se desviando do seu foco? Se estiver fazendo isso, está testando os resultados, antes de uma grande e definitiva mudança? Busque ajuda, grupos de foco, por exemplo.

Você chegou à conclusão de que há muito o que melhorar? Ótimo ! Falta inspiração? Falta ânimo? Falta um impulso? Peça o meu mini ebook gratuito pelo email coachrejanesantos@cocreationcoaching.com.br visite o site para ver mais ferramentas http://www.cocreationcoaching.com.br  Curiosidades sobre Candler e sua CocaCola  Asa Candler era um empresário forte e agressivo em todos os seus empreendimentos, mas ele acreditava que a riqueza pessoal deve beneficiar a comunidade. De forma inédita, ele tinha consciência social e desafiava outros empresários de sucesso, a empatar com ele em doações.

  1. Uma grande parte do seu dinheiro,foi para a construção do Wesley Memorial Hospital, que agora é conhecido como Emory University Hospital. 
  2. Candler fez muito pela educação e é considerado o fundador da “Emory University”.
  3. De acordo com uma história, ele não se associava com empresários que não compartilham seu ponto de vista sobre a doação para a comunidade. Este sentimento foi comprovado publicamente, quando ele deu um tapa em um dos homens mais ricos em Atlanta, no momento em que disse que não contribuiria com doações em  dinheiro, para ajudar a expandir a “Emory University”. Esta história correu em todos os jornais locais e foi notícia de primeira página por mais de uma semana, até que o empresário rico, finalmente fez uma doação de 12.500 dólares para a universidade e fez isso publicamente.
  4. Em um cofre nas entranhas de um SunTrust Bank em Atlanta está um dos segredos mais sagrados no mundo dos negócios: a fórmula 120-year-old para a Coca-Cola. Essa é a única certeza sobre a receita misteriosa. 

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Rejane Santos é Mestre em Enga. produção pela COPPE/UFRJ, Coach e consultora de RH, autora do livro: ISO9000 para a Hotelaria, Ed. Qualitymark, proprietária da http://www.CoCreationCoaching.com.br.

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