SABEDORIA VENUSIANA ou… “Como posso amar e nutrir a mim mesma, mais e mais a cada dia?” parte 1

Faço parte de um grupo de mulheres que começou do mesmo modo que ainda é hoje: leve, gostoso, animado, alegre e feliz !

Cada uma delas traz consigo uma graça e uma beleza próprias. Quando juntas, formamos um conjunto de cores e de formas que compõem, ao final de tudo, um lindo mosaico. Pois bem, este post é para elas, para todas as minhas amigas, para você e para todas as mulheres… Nuances  em múltiplas formas, cores e essência… mosaicos de sua própria existência.

Fractal Art by Vicky Brago-Mitchell

Em nosso último encontro, fomos visitar Vênus. Cada uma de nós teve a oportunidade de  se reconhecer vênus, através da palestra de uma amiga, astróloga.

Uma pitadinha de Mitologia

  • A deusa, Vênus , pertence ao panteão romano de deuses e seu culto começou nas proximidades da cidade de RomaArdea e Lavinium .
  • O primeiro templo dedicado a Vênus ocorreu em 293 aC.
  • Vênus era a deusa do amor e da beleza, também pode ter sido associada à fertilidade e sexualidade.
  • Arqueólogos encontraram estátuas da deusa em diversas casas representando o amor na familia.

Vênus, no Olimpo, foi criada para o amor, a beleza, tudo que representasse requinte, prazer. Vênus, demarcava o seu espaço com a beleza sensual  e de gosto impecável. As outras deusas gregas já tinham seu trabalho estabelecido. Com a chegada desta deusa, um novo padrão foi definido, e o mundo nunca mais seria o mesmo! Daí em diante, jantares à luz de velas, saltos altos, gentilezas, agrados, batom vermelho… chegaram para ficar.

Para os astrólogos, a vênus está hospedada em uma determinada casa, em um determinado signo do mapa natal. Sendo assim, todos nós temos uma vênus. Se ela está debaixo do tapete… Vamos retirá-la de lá, já,já ! porque não é com certeza o seu lugar. Lembre-se: o lugar dela é no alto, no Olimpo !

Onde a Vênus  está em nossas vidas, que influências pode ter?

É a Vênus em nós, que mostra o lado belo da vida, que consegue enxergar o que vale a pena ,  nos faz sentir e escrever um poema, ouvir e se emocionar com  uma canção de amor , tomar decisões e escolhas para nos tornar mais felizes, decidindo entre “este caminho” e “não aquele”. Guiando os nossos propósitos na carreira, na vida familiar, na vida financeira.

É a força que nos faz querer o melhor e oferecer o melhor de nós mesmas. Porque ao oferecermos  o melhor de nós mesmas, estamos sendo agradáveis , ao invés de querendo agradar. Portanto, em igual modo, nos respeitamos para “querer” o melhor e extrair o melhor.

Venus suaviza as quedas, absorve os golpes  para que a vida tenha encanto, desembaraço, beleza,prazer e leveza . Vênus acentua a estética, o refinamento e os aspectos delicados da vida.

Qual a importância em saber  onde e como usar  a minha Vênus? Quais atitudes devo ter para atrair e harmonizá-la?

O Magnetismo e a lei da atração são o seu playground.

Se por um lado a energia venusiana  é a força dentro de cada um de nós que nos  capacita a atrair outras pessoas, parceiros, circunstâncias, bens materiais e abundância em nossas vidas, abrindo as portas. Além  do poder do magnetismo pessoal, interagindo em nossas escolhas pelo gosto aos amigos, aos nossos instintos românticos e ao nosso senso de cortesia e diplomacia… A ausência  dela, por outro lado,remete a tudo que é desagradável, ao que é difícil, ao que não tem graça, não tem beleza, não oferece prazer. Então… O que escolhe?

Quando conseguimos harmonizar a nossa Vênus, nos habituamos a ter “Atitudes Venusianas” . E é para isto que estamos aqui, para que falemos sobre o desenvolvimento, o despertar destas atitudes venusianas, que nos abrem portas E NOVOS CAMINHOS (a escolher, claro !)

 ONDE TUDO COMEÇA E ACABA: EM VOCÊ LTDA !

A sabedoria venusiana está na frase:

Como posso amar e nutrir a mim mesma, mais e mais a cada dia?”

 A resposta a esta pergunta está em outra pergunta:  “por qual razão escolho viver de maneira tão sem graça, sem prazer, sem a minha verdade pessoal, sem agradar a mim mesma?”

A energia positiva da Venus harmonizada (assim como o vinho em uma refeição),  nos distingue entre uma pessoa que atrai outras pessoas  e  a que repele. É  esta energia que, quando desequilibrada, transforma uma mulher  vestida com as melhores marcas, com a melhor maquiagem, com os atributos da beleza externa impecáveis, em uma pessoa menos agradável do que outra que; mesmo despida de todos os acessórios, é a mais pura expressão do “de bem consigo mesma”. Sobre a segunda costumamos comentar :“ela tem carisma”. É a distinção entre a “espalhafatosa” e a “alegre”. Entre a “sabe tudo” e a “ que atrai os ouvidos”.Entre a que “faz de tudo para aparecer“ e a que “aparece  mesmo sem querer”. Entre a que É presença importante em um local de trabalho e  “A esforçada”. A que faz MAIS com MENOS e , mesmo assim, o resultado é muito acima do esperado.

“De bem consigo mesma”, quer dizer nutrida, amada e se sentindo amada. A pessoa que se ama, sozinha ou acompanhada. Que, mesmo sem companhia, consegue se divertir fazendo o que gosta, do mais simples ao mais requintado.É a mulher que prepara a sua massa, põe o seu melhor jogo americano, a sua taça de vinho e celebra o seu momento especial à mesa.( ela não come em pé na soleira da porta ou da janela, com o prato na mão )

É  a mulher / ou o homem que sabe que o seu companheiro tem que ter valor igual ou melhor do que o seu. O(a) seu(sua) companheiro (a) deve valorizar os gestos, as atitudes caracteristicas da diplomacia, da gentileza, do zelo. Tanto consigo, quanto com os outros.

Enquanto a atitude venusiana busca o melhor ou nada. O oposto é “qualquer coisa é melhor do que nada”.

Para trazer a Vênus é necessário abrir-se para o sagrado feminino. Seja homem, seja mulher.

Nesta primeira parte deste post, vou me concentrar na “Atitude Venusiana de amar a si mesma(o)”. Depois partiremos para Atitude venusiana na carreira, nos relacionamentos, etc.

Não entenda esta série de posts como um guia faça e não faça. O meu propósito é que desperte a sua consciência de alguma forma para atitudes que, com certeza, lhe abrirão portas. A primeira porta é a da sua vida, da sua alma.

Já se perguntou como você está em relação a si mesma, que honras faz a si mesma(o)? Comece com você, comece investindo no seu sorriso, nas suas atitudes diárias consigo mesma(o).

Se estiver passando por um momento difícil, desgastante, abra uma brecha para o prazer que a vênus se contentará e permanecerá ao teu lado, ajudando-o(a) a superar esta fase. Aqui vão algumas dicas:

  • Prepare a mesa com carinho
  • Faça o melhor com o que pode fazer – Dê o melhor de si mesmo, com amor ( eu sei que é difícil às vezes)
  • Leia o seu livro predileto ou assista ao seu programa de tv predileto com uma taça de vinho. Caso não beba, prepare um coquetel ou suco incrementado. Leia o livro de frente para uma vista bonita.
  • Faça aquela receita que há anos gostaria de fazer.
  • Tome um banho prolongado e aproveite para uma leve esfoliação ( mel e açúcar), seguida de um creminho cheiroso.
  • Faça pequenos mimos a si mesma
  • Veja o que gostaria de fazer, que te dá prazer e alegria, mas que nunca tem tempo e determine-se a fazer.
  • Saia de casa para o trabalho. Mas, saia do trabalho para o cinema, a livraria, um papo com amigas…

Costumo solicitar como tarefa para as minhas coachees, que pratiquem a semana da gentileza. A lista é um pouco diferente, mas aqui vai a trilha.

( pode incrementar com o que quiser)

Semana da Gentileza

pratique até o próximo post

  • Ser gentil consigo mesma:
    • dizer para si mesma que é bela, que se ama, que é uma grande mulher, mãe, companheira. Se possível faça uma lista, com algo assim “Eu sou tudo de bom” com as suas maiores qualidades(garanto que vai ficar imensa!)
    • se arrumar, mesmo que vá ao supermercado…
    • se manter positiva nos momentos mais difíceis, sorrir mais ( prestar a atenção se está com um semblante sério),
    • comprar ou fazer um mimo para si mesma que represente a alegria/prazer de viver. Escolha algo que saia do trivial, do comum

( uma planta com flor, um bilhete, um dia de spa ( ofurô e massagem) , uma lingerie nova, um desenho, um poema, etc)

  • pedir um abraço, uma massagem nas pernas, nos pés ou faça em si mesma !
  • descrever o que mais gosta em si mesma: cabelo, corpo, sorriso, dentes, etc… e rever em que acha que pode dar um “upgrade”. Se sentir a vontade… ir em frente !
  • Prece de agradecimento diariamente- Aumentará o seu poder de atração. Lembre-se da lei da atração: agradeça !
  • Fazer uma listagem das coisas que te dão prazer, que te dão alegria em realizar ( para si e para os outros)
    • O que me dá alegria em realizar/prazer (para si mesma)
    • O que realizo para os outros que me dá alegria/prazer ( mesmo que ainda não esteja fazendo/praticando)
    • O que gostaria de fazer mais ou de adotar como nova atividade/rotina em sua vida que ainda não esteja fazendo, mas que te daria muita alegria e prazer em realizar.

 

 

Até o próximo post !!!

Pax,lux,

Rejane Santos, MSc

Rejane Santos é Coach, palestrante, autora do livro ISO9000 para Hotelaria. Para entrar em contato ou saber mais sobre Rejane Santos www.cocreationcoaching.com.br ou coachrejanesantos@cocreationcoaching.com.br

2 comentários sobre “SABEDORIA VENUSIANA ou… “Como posso amar e nutrir a mim mesma, mais e mais a cada dia?” parte 1

  1. Elenice Xavier disse:

    Oi querida, lindo ‘post’. Li rapidinho…mas com uma vontade de quero+. Fui lendo e já fazendo planos…acho que esse era o objetivo, não? Valeu.

    • Rejane disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk Elenice, você é o máximo ! Sim, aproveite esta energia de Vênus que pegamos da Marcia Mattos, para impulsionar TUDO ! Este assunto sobre deusas já é um projeto antigo meu… Um dia te falo e toco pra frente… vou lendo, pesquisando e amadurecendo, aprendendo ( o que é melhor). Se vc. gosta do tema, te recomento o livro Afrodite de Isabel Allende. Simplesmente delicioso ! Pax, lux, Re🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s