EM CASO DE EMERGÊNCIA MÁSCARAS DE OXIGÊNIO CAIRÃO… RESPIRE !

Image

“Na vida humana, há uma necessidade fundamental de ideais que dêem direção e significado às nossas ações”~ Roger Fisher, Diretor do Projeto de Negociação de Harvard . 

Estava conversando na semana passada com uma coachee (cliente de coaching) sobre a fragilidade dos nossos ideais e das linhas que traçamos como valores para vivermos as nossas vidas. Por que será que há tanta gente perdida no mundo? Por que será que é “tão fácil” nos perdermos para nos ajustarmos, aceitarmos, acatarmos determinadas situações que não condizem com os nossos ideais? Em que momento e de que forma, descarrilamos o trem?

Assistí  à ultima entrevista da Whitney Huston, apresentada em um programa da Oprah Winfrey, ontem, domingo, 11.03.12. Apesar de ter sido dona de um dom extraordinário, a sua voz; de uma beleza sem par enquanto cantava, porque  sua alma cantava em uníssono; havia ali, naquele momento, por trás da maquiagem impecável, um vazio, um ser a espera de algo que a arrebatasse e a revelasse  a alegria, o prazer de viver… novamente. Whitney se mostrava “recuperada, vivendo um dia a cada dia”, palavras suas. Demonstrava durante a entrevista, a imagem de uma mulher vencedora ( e foi mesmo) e no controle. Entretanto, carregava em sua aura, uma espécie de peneira que tentava tapar o sol do sofrimento da sua alma. Havia ainda assim, o vazio no olhar. Fiquei atenta aos movimentos comedidos, ao olhar distante, quando perguntada sobre o seu passado, como se buscasse algum fundamento no que viveu.Podia ler no sorriso difícil e desgastado a dor da perda de si mesma e dos seus sonhos. Estava à espera da resposta, aquela resposta que desvendaria para mim, o “possível” mistério que me faria entender em que momento foi mesmo que ela, Whitney, desistiu de si mesma, para se tornar a “própria prisão de sua alma”. Nesta prisão, sua alma já não cantava, se isolava… Eis que veio a resposta: “O meu vicio era o…” e disse o nome do marido e continuou … “ eu já havia deixado aquela Whitney Huston para trás (se referindo a si mesma e sua carreira), não me importava de não cantar”… “ tudo o que eu queria era estar ao lado dele, fazer tudo com ele”… O que Whitney estava dizendo era: “eu perdi o meu propósito; eu me perdi. O meu referencial, a minha razão de existir era agradar o meu marido, o outro” ( enquanto passavam juntos dias e dias se drogando diante da TV. Estou escrevendo tudo isso, sem desdém, com um respeito profundo às pessoas que sofrem em silêncio)

Quantas vezes deixamos de viver a vida segundo o nosso propósito e nos tornamos “pessoas que agradam”? pessoas com rótulos marcados que os diferentes “pareceres”, ao longo de nossas vidas, nos são impressos?

Você tem um propósito? Você já se perguntou o que está fazendo aqui, no planeta? Quando perdemos o nosso propósito, perdemos a nossa essência, a nossa paixão e aprisionamos a alma para vivermos uma persona. Criamos esta persona tão bem que acreditamos nela e nos tornamos como ela… A grande armadilha é que não conseguimos SER, senão … a persona. É como se estivéssemos em um estado de sono profundo. Sentimos que algo está errado, que não faz sentido, que está faltando alguma coisa… como eu sei?! Eu já estive lá. Quando fui viver no exterior, em diferentes Países e tive que me adaptar. Quando regressei ao Brasil e me apavorei com a possibilidade de nunca mais voltar ao mercado de trabalho… de ter a minha própria identidade novamente, de duvidar da minha capacidade, das minhas competências, do meu conhecimento. Quem me conhece, ao ler este post deve estar pensando: quando foi isso? Como? Ah, não acredito ! você, Rejane? Havia me tornado esposa, mãe; e, enquanto isso … a mulher “que cavalgava o leão”( como a música de A. Calcanhoto)… estava em algum recôndito perdido do meu ser. Como sempre fui de certa forma “ auto ditata” (rsss), resgatei o meu propósito ! Lá estava ele, intacto ! Este foi o motivo principal de buscar o meu trabalho de Coaching, um projeto antigo que havia deixado de lado… Mas, que faz parte do meu propósito e está de vento em popa.

O que é propósito afinal? Qual é a grande importância de se ter um propósito? E, se for importante assim, como se faz isso, onde compra, preciso de um já!

Vamos começar dizendo o que um propósito NÃO É…

“NÃO É…um objetivo, uma visão de futuro, uma meta…”

O que um propósito É

“Uma missão, a razão de sua própria existência”

A diferença entre OBJETIVO e PROPÓSITO

O Propósito é a sua própria inspiração para  ter objetivos e será o alicerce dos mesmos. Junto ao propósito estão os alicerces que irão reger a sua vida: a sua paixão pelo que realiza, a sua escolha consciente sobre as decisões que faz na vida, torna-o(a) diferente de envolvido(a) para torná-lo(a) comprometido com tudo o que faz, com quem anda, com o que fala, com quem É. Porque o(a) torna consciente do impacto das suas escolhas sobre os demais e, portanto, responsável e honesto consigo e com os outros. O propósito é o Porquê, a razão, a missão da sua existência.É A MÃO QUE VAI COLOCÁ-LO DE VOLTA NO CAMINHO… QUANDO DIVERSAS OPÇÕES DE SE PERDER, SE APRESENTAREM.Por favor, não estou falando em assumir riscos… Quando se tem um propósito, até os riscos são avaliados…

O objetivo por outro lado é o “O que”… a ação que devo tomar para cumprir o meu propósito…

Por mais que seja bem sucedido(a), sem um propósito, a sua vida se torna um vazio. Sem que perceba, torna-se uma ostra. Sem que perceba, pode ir mais além e buscar uma válvula de escape para o vazio que está em sua alma. Ouço algumas pessoas me dizerem: “ Rejane, eu tenho tudo para ser feliz. Tenho um bom emprego, um excelente salário, sou respeitado(a), bem sucedido(a)… Mas, não sou feliz”. Muitas pessoas traçam um patamar bem alto para as suas aspirações e, ao chegarem lá, se dão conta de que a felicidade aparente não é real. Esqueceram de seguir o seu propósito lado a lado com suas conquistas.

Há muito tempo atrás ouvi uma frase que é o exemplo de falta de propósito: “ fulano, não se deslumbra com qualquer coisa”… Esta frase foi dita para dizer que “o fulano” em questão tem acesso a tantas coisas, já viveu e viu tantas coisas, que já não age como um “matuto”, digamos assim… Acho isso muito triste… A vida é puro deslumbramento ! Saber encontrar beleza nas coisas mais simples é uma arte ! Tudo é uma questão de hábito. Habitue-se a ver beleza em tudo !

Como descobrir o seu verdadeiro propósito na vida?

Repito: não é sobre seu trabalho, suas responsabilidades diárias, ou até mesmo seus objetivos de longo prazo, sobre ser ou não boa/bom ou ruim no que faz. Quero dizer a verdadeira razão por que está aqui em tudo – a razão de você existir.

Um exercício que faço com os meus coachees é o da lista. Para fazer a lista, deve primeiro abrir espaço. Portanto, existem na verdade, três listas. Entretanto, se você quer reencontrar o seu propósito na vida, deve esvaziar o copo, para entrar o novo ! Estou colocando uma forma básica para realizar este exercício. Se ainda assim não funcionar, escreva ( É difícil não funcionar !). Portanto, quanto maior o seu grau de comprometimento e de entrega ao exercício, mais rápido funcionará para você (funciona para os meus coachees!). Aviso que existem diversas variações deste mesmo exercício e o que mostro aqui é o básico.

Preparo:

Ambiente – procure um local em que se sinta bem: praia, montanha, no seu quarto, na sua varanda… o seu local preferido. Se gosta de música, use.

material – papel, caneta ou lápis, três folhas de papel.

O que fazer:

1.Em uma das folhas você vai escrever tudo o que já não te deixa feliz na vida, tudo o que não deseja que seja mais o seu padrão de crença ( inclusive aquela que diz que a vida tem que acontecer… ninguém precisa de um propósito para viver)

2. Na segunda folha

2.1.Você vai colocar uma resposta à seguinte pergunta: “qual é o meu verdadeiro propósito na vida” ( se não vier nada à sua mente, deixe em branco… Se vier, não tente racionalizar com: “Que é isso?! Claro que não !” deixe fluir… Exemplo. Se vier: “levar uma mensagem positiva às pessoas”… não venha com: “ mas eu sou contador… como vou levar mensagem positiva às pessoas?” não racionalize… apenas escreva!)

2.2. Abaixo do título, escreva tudo o que lhe deixa mais feliz, o que lhe dá prazer, o que te emociona. Pode ser : falar em público, fazer um trabalho voluntário, escrever; ou ainda, voltar a ter a alegria de quando era adolescente, deixe-se levar a momentos que te fizeram muito felizes na vida. Pode ser a descrição das emoções destes momentos felizes . Novamente a música da Adriana Calcanhoto: “ no dia em que fui mais feliz… peguei um avião” . Ela estava feliz porque o avião representava a sua liberdade, a sua coragem, a decisão que tomou… e não por voar!

Escreva, sem emitir opinião ou julgamento.Responda à pergunta no topo da página( já consegue?). Esta é a tua missão na vida. Se ainda assim, não a encontrar… continue tentando…

3. Na terceira folha

3.1. escreva o teu propósito no topo da página

3.2. escreva os valores que serão o norte deste propósito

3.3. que objetivos e ações pretende tomar para retomar o seu propósito e fazê-lo acontecer já, neste instante em tua vida?

Quando você encontrar sua própria resposta a única para a questão do verdadeiro porquê da tua existência, tudo mais conspirará a teu favor. Faça afirmações relacionadas ao teu propósito e viva-o já !

Para mantê-lo será uma questão de hábito. Por isso as afirmações são importantes.

Image

Por qual razão pensamos que somente as empresas nas quais trabalhamos têm que ter um propósito? Como podemos achar que qualquer coisa é mais importante do que termos um propósito NOSSO?

“Em caso de emergência, máscaras de oxigênio cairão… Coloque-a primeiro Em VOCÊ, depois ajude AOS outros”…

Que a missão de Whitney… seja  a inspiração para construir a sua. Pax, lux

http://www.youtube.com/watch?v=lc5ALn3oAX4 I look to you legendado

Como pode viver, dar a sua energia para o que quer que seja, se não cuida do ser mais importante? Do seu propósito divino?

Não desista e me conte tudo ! Surpreenda-me !!!

Pax,lux,

Rejane Santos,MSc

Rejane Santos é Coach, Mestre em Enga de Produção, autora do livro ISO9000 para a Hotelaria, do site http://www.cocreationcoaching.com.br,Consultora de RH, palestrante, blogueira.

Para falar com Rejane Santos email coachrejanesantos@cocreationcoaching.com.br

4 comentários sobre “EM CASO DE EMERGÊNCIA MÁSCARAS DE OXIGÊNIO CAIRÃO… RESPIRE !

  1. Avani Maria Silveira Martins disse:

    MINHA QUERIDA MUITO OBRIGADA PELA MENSAGEM, CONCORDO COM ESSA OPINIÃO, PARABÉNS,
    UM BEIJO COM CARINHO,
    AVANI

Deixe uma resposta

