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Planejamento 2012 para você e o seu negócio prosperarem: crie um plano de marketing já!

O início de um novo ano é um ótimo momento para investir um pouco de energia em mapear seu plano de marketing,seja no âmbito pessoal, profissional ; ou mesmo, no seu negócio. Se você ainda não tiver feito isso, aqui vão algumas ações simples para que aproveite o máximo do frescor deste momento de início de ano e da energia positiva que depositamos de forma extra, extra em nossas contas de esperança, determinação e criatividade.

Portanto, este é o período certo para definir, estruturar e de aproveitar ao máximo os objetivos e intenções que você definiu para si mesmo e seu negócio, para este ano de 2012.

Sempre defino meus objetivos para o ano que se inicia, mas até alguns anos atrás eu simplesmente deixava o barco correr. Principalmente quando estava empregada, com carteira assinada em uma organização. As coisas davam certo e tudo o que eu tinha a fazer era estruturar a curto prazo as minhas ações e colocar a garra e a determinação que sempre foram as minhas marcas registradas na prática. O meu planejamento pessoal a longo prazo estava em minha cabeça, os meus sonhos e intenções, idem. O planejamento do trabalho que eu realizava, este sim estava em dia com as propostas da organização. Eu adaptava o meu plano aos planos da empresa… você também faz isso?

Percebi que adaptar o meu plano aos planos da empresa me limitava em outros aspectos. Afinal, a vida não pode girar em torno da empresa somente. Aliás, só somos plenos profissionalmente, se estamos preparados para os momentos mais difíceis; ou seja, quando podemos vislumbrar cenários e possibilidades.

Depois de um tempo, comecei a perceber que SE as coisas funcionavam e davam certo no âmbito do planejamento da empresa, consequentemente,PODERIAM dar certo em outros aspectos da minha vida. Resolvi adotar algumas ferramentas de gestão na minha vida pessoal, como um grande plano…Eu  não só ganhei mais agilidade e tempo, como respostas mais satisfatórias.Aprendi que “investir” tempo para planejar os passos que fazem parte dos nossos objetivos é vital para garantir o sucesso, a aprendizagem; e, essencialmente, para estarmos preparados para as possíveis mudanças.

Quando me tornei consultora, estava colocando em teste estes princípios. Entretanto, comecei a achar que levava muito tempo planejar e, mais uma vez, caí na armadilha do: “ tudo está dando certo! Vamos em frente. Esperava pelo melhor porque não tinha nem tempo para pensar. Tudo fluía bem e eu não parava!”.  Algumas mudanças aconteceram e eu não estava preparada para me reestruturar…Sem planejamento não dá! Só deixar as coisas acontecerem e esperar pelo melhor, até certo ponto funcionou, mas agora eu sei que a tomada de tempo para desenvolver um plano faz uma diferença enorme, principalmente quando se é dono do próprio negócio.

Quando temos uma idéia dos eventos, programas e produtos que podemos aperfeiçoar e desenvolver, quanto de renda podemos gerar e quando, nos dá maior paz de espírito, não é?

O seu plano deve ser inspirador, impulsionador para que alcance seus objetivos e intenções. Embora para alguns de nós apenas o pensamento de “ter que pensar em todas as ações”, possa parecer sufocante, eu aprendi pela experiência que deixar as coisas ao acaso, ou tornando-se uma pessoa do tipo: “eu resolvo na medida certa dos acontecimentos”, muitas vezes pode ser a grande diferença entre ter um ano verdadeiramente bem sucedido ou um ano decepcionante.

Eis como começar:

1.Pré planejamento : Capture e anote todas as suas idéias, objetivos, intenções e projetos para os próximos 12 meses. Isto pode incluir os serviços existentes que você oferece, lançamentos de novos produtos, workshops, programas e projetos que você pretende oferecer. Uma vez feito isso, recomendo  aplicar o SWOT (análise das Forças e fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Analisar seus objetivos de acordo com o SWOT, vai ajudá-lo(a) a observar diversas perspectivas sobre o que pode dar certo ou não, o que é viável ou não.

Após o SWOT, recomento a ferramenta SMART para análise dos objetivos. A ferramenta SMART vei ajudá-lo(a) a certificar-se sobre a coerência, a consistência de cada meta em relação aos seus objetivos. Para utilizar a análise SMART, observe se, para cada objetivo, os critérios a seguir são atendidos.

Specific            – Específico (objetivos).

Measurable       – Mensuráveis – Critérios de medida de desempenho bem definidos?

Achievable       – Alcançáveis em termos de recursos e expectativas

Relevant          – Relevantes para a sua visão de futuro e missão   – Metas de desempenho,

metas estratégicas          

Time                – Tempo /prazos  determinados
Se você está confiante e animado sobre o caminho a seguir, em seguida, o próximo passo é criar ….o seu plano anual. Para tanto, use as ferramentas que já tem à sua disposição. No início é interessante usar uma folha de papel e depois transferir este plano para uma parede. Desta forma as alterações necessárias e as datas estarão expostas e claramente visíveis. A vantagem de ter um plano de parede, além das outras ferramentas de planejamento ; tais como, agendas, outlook, é que está presente e de fácil acesso para alterações. Recomendo que use post its coloridos, que forneçam de forma visual, o nível de urgência para o cumprimento dos prazos, podendo ser substituídos rapidamente. O importante é que, uma vez definida a alteração, fazer a atualização em outras ferramentas que porventura utilize além desta.

Uma outra vantagem do post it é o de identificar ações sem definição imediata de prazo… mas que deseje que fique ali, exposta, para que não esqueça de desenvolver.Exemplo: a publicação de um livro, de um determinado contrato corporativo, um novo produto, etc

2. Planejamento

Uma vez estabelecido o que deve ser planejado, recomendo usar o 5W2H

  •  Desdobre a tarefa ou projeto em partes menores
  •  Estabeleça prazos para o cumprimento de cada etapa
  •  Faça o cronograma das etapas em uma ordem lógica

Este planejamento anual deve ser desdobrado para ações mensais, semanais, diárias

O que (metas) What Por queWhy QuemWho QuandoWhen ComoHow OndeWhere QuantoHow Much Situação/status
   
               

Partindo deste plano,você pode se conectar em seu plano de marketing. Pode fazer isso tomando cada produto, serviço ou programa e escrever em detalhe todos os passos que você pode tomar para aumentar a conscientização e a visibilidade do que oferece, definindo o público, os meios, etc.

Ao trabalhar para trás e usando post-it pode construir um cronograma passo a passo para o que deve acontecer e quando, por exemplo: networking e palestras, promoções cartão postal, publicidade e estratégias de mídia social. Se você usar um pedaço de papel flipchart ou uma parede em branco para desenhar tudo, terá uma visão geral imediata, vai ver conflitos de agenda e pode adicionar atividades se você detectar eventuais lacunas. Finalmente documente tudo isso em seu calendário de marketing. Lembre-se este plano é uma trilha e não um trilho. Deve orientá-lo sobre onde quer chegar e as pedras para pavimentar o seu sucesso. Entretanto, não deve limitá-lo. Talvez perceba que as metas podem ser quebradas em pedaços ainda menores. Pode perceber que por circunstâncias mercadológicas, um determinado produto/ação deverá ter o seu prazo alterado ou mesmo, deixar de existir. O importante é estar preparado para fazer mudanças e permanecer inspirado(a)

Seja você um(a) empreendedor(a), um(a) profissional liberal, um(a) executivo(a), planeje os seus objetivos, garanto que o resultado não poderá ser diferente de preparo, confiança, inspiração e sucesso !

Bom, que este seja um bom começo para o seu 2012 !

Pax,lux,sucesso,

Rejane Santos

Informações sobre Coaching, workshops, palestras, alinhamento estratégico, entre em contato com Rejane através dos telefones 21-22253550 ou 21-84595553  email: rejsans@gmail.com

O meu site está em construção !

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