Plano de Atração e Ação Para o seu Negócio, sua Carreira e sua Vida !

   Excelente dia, meus queridos leitores do Batom & Co !

Recebi, através de email e de outros sites de redes sociais dos quais faço parte, diversos comentários sobre o meu último post “1,2,3… Você está apenas há alguns passos para manifestar e Cocriar a sua auto realização”. Por este motivo, dou continuidade ao assunto Lei da Atração, atendendo a pedidos.

Na verdade, precisamos desmistificar a Lei da Atração e demais disciplinas envolvidas nesta mesma lei. Digo isso com muita clareza e certeza, porque sou como São Tomé… Entro de cabeça para ver, sentir e crer. Sou como São Tomé quando se trata de compartilhar os meus conhecimentos com outras pessoas. Não compartilho o que não acredito, não sinto ou vejo acontecer.

Somente para recapitular e para enfatizar dois pontos principais sobre o que falamos no último post:

  1. Seja responsável pela energia que sintoniza e transmite para as pessoas ao seu redor.
  2. A Lei da Atração não reconhece o que você quer do que você NÃO quer. A Lei da atração reconhece somente, o que você SINTONIZA. Em termos práticos: Se você quer um carro, mas está a todo momento sintonizando, vibrando (sentindo, pensando, falando) escassez… O que você terá como resultado será mais escassez. Isto porque a Lei da Atração está baseada no princípio da “afinidade” : os iguais se atraem e se unem.

Hoje, vamos falar sobre alguns passos importantes para os empreendedores corporativos e empreendedores do seu próprio negócio; ou, ainda, os que estão pensando em empreender. Neste post 1,2,3 passos.

1.A antiga frase “ Conhece a ti mesmo” (Sócrates)

Descobrir quem você é e o que quer de verdade é o primeiro passo. Muitas vezes, queremos múltiplas coisas, porque o que queremos está relacionado à nossa vontade de realizar e de “suprir” as nossas necessidades financeiras ou de auto realização. Neste querer rápido e para ontem, a nossa criatividade flui e ficamos confusos sobre “como” realizar o que desejamos; ou ainda, se “o que” queremos, é o que realmente devemos “tentar fazer”, os riscos… e não chegamos a conclusão alguma, deixando a vida seguir o seu curso.

Sabem em que momento isso acontece com mais intensidade e de uma forma frequente? Quando a mulher acaba de dar a luz e se vê tão envolvida emocionalmente, que repensa sobre a sua carreira. Vejo isso acontecendo com muitas executivas que, após terem um filho ( que não necessariamente o primeiro), não têm mais o mesmo ímpeto para voltar à rotina de trabalho anterior. O seu foco mudou, o seu conceito sobre auto realização idem.

Não quero dizer que estas mães pretendem ficar em casa sem fazer coisa alguma.O que querem encontrar é um meio, uma forma de “não perderem os melhores anos de vida” dos seus filhos. Querem o equilibrio entre a carreira e a satisfação de poder ser mãe sem horário “restrito demais”.

O mesmo acontece com os homens que por mais que se dedicassem a uma empresa, acaba por ser demitido. O referencial  da empresa é, às vezes, tão forte que quer perdê-lo a todo custo para prosseguir com sua vida.

Há outros casos em que uma pessoa cria uma idéia maravilhosa, mas não consegue dar um passo para iniciar coisa alguma. Então resolve mudar e quando pensa que vai, resolve mudar de novo.

A falta de alinhamento entre o que queremos, a energia que canalizamos para o que queremos, acaba estagnando a ação. Geramos muita confusão e pouca ação, além do desgaste de energia. A lei da Atração segue o seu curso e a confusão permanece.

Portanto, saber o que você verdadeiramente quer, onde pretende chegar é o foco principal, porque este foco será o seu condutor para alcançar o que pretende. É importante saber o que verdadeiramente quer para que entre em um conceito muito interessante da Lei da Atração. Quando falamos sobre a sintonia, a energia que você vibra, estamos falando de um processo conjunto entre você e o Universo; você e o Criador. A este processo, denominamos CO CRIAÇÃO. A CoCriação está relacionada a um processo de criação conjunta ( você, o seu negócio e outro ou outros), resultando em algo extraordinário, novo, melhor, excepcional. A CoCriação é a Lei da Atração na prática.

O conceito de CoCriação está em unir conhecimentos, experiências, tecnologia, para a criação de algo novo: um produto, uma tecnologia, etc.

“É o que se chama, a prática de encontrar uma parceria sinérgica, para criar algo juntos. É UMA EQUAÇÃO 1+1=4; GANHA GANHA. É o que vai transformar o nosso mundo em algo melhor”  (businessweek.com)

Conjugo o meu trabalho de “Coaching” à Lei da Atração, este processo potencializa os objetivos do meu Coachee (cliente), porque há uma série de exercícios de auto descoberta , que levam o coachee (o cliente) a entrar em contato com este, digamos, “mergulho interior”. Neste processo, o coachee consegue alinhar os seus objetivos à sua sintonização e à ação.

O objetivo principal deste “mergulho interior” é descobrir quais são os seus dons, habilidades, forças e fraquezas (além das Oportunidades e ameaças do famoso SWOT). Quanto mais você descobre a sobre si mesmo,mais sedimentado, mais estruturado se torna  seu  objetivo e o objetivo do seu negócio.

Então, o “Plano de Atração” para o sucesso começa com a auto descoberta; o  “mergulho interior”.

Ao final do processo, o seu negócio e os seus objetivos estarão direcionados e com foco do tipo: “ Eu vou utilizar estas ferramentas de marketing baseada nestas minhas “FORÇAS” (apaixonada(o) e competente em….podendo realizar para elas e para mim”, desenvolvimento e valor) ; e, OPORTUNIDADES “ Meu networking será estruturado com “este tipo, este nível de pessoas (X,Y,Z), porque sei que com as minhas (forças) posso oferecer um nível de serviço, com este “diferencial x”, jamais encontrado”.

Pronta(o) para começar ?!

Reserve um tempo especial para fazer  a amostra de exercícios que apresento aqui. Coloque ao seu lado a sua taça de vinho, o seu chocolate, o seu capuccino, a sua música predileta. Copie e cole, os exercícios e imprima para realizá-los.

Exercício 1- Levantamento básico do “mergulho interior” aliado a ferramenta SWOT:

  1. Como eu me vejo neste momento da minha vida? (satisfeito com; insatisfeito com; O que eu gostaria de mudar) – Seja no negócio, no trabalho, na carreira,etc
  2. O que eu posso fazer para mudar a situação anterior?
  3. Segundo o que eu pretendo mudar, há outras pessoas envolvidas em minha mudança? (quais? Listar)- Seja no negócio, no trabalho, na carreira,etc
  4. Qual seria o impacto desta minha mudança sobre estas pessoas?
  5. O meu objetivo trará como resultado positivo e negativo:
  6. O que te apaixona neste objetivo? Quais são as forças propulsoras? Como se sente em quando pensa neste objetivo sendo realizado? (anote)
  7. Se eu conseguir realizar os meus objetivos, os meus ganhos serão…(ganhos pessoais, profissionais, afetivos, financeiros)
  8. Analisando os meus objetivos, posso fazer um swot (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças) e concluir que… Os meus objetivos são…

Agora que já colocou o “seu querer” em ordem (vejam que este levantamento é somente uma breve amostra), podemos falar da outra disciplina da Lei da Atração.

2- Energizar, potencializar, sintonizar !!!!

Lembra-se da sintonia? Pois bem, vamos colocar juntos, vamos alinhar  “O Que Queremos” com “a nossa sintonia com o universo”, iniciamos a Cocriação, estamos expandindo uma idéia, transformando-a em uma energia. Como se trata de energia, temos que realimentá-la constantemente.Vamos dar “momentum” (força ou velocidade de movimento, impulso, a partir de um objeto físico ou curso dos acontecimentos) a este objetivo !

Para este passo, vamos fazer algo divertido, mas de grande resultado. Repito que tudo o que estou falando aqui, uso na prática do dia a dia.

Se você está realizando estes exercícios para o seu negócio, aconselho que o realize também, com os seus sócios. Juntar idéias e soluções vão levar as suas estratégias a um outro patamar. Cada um pode fazer o seu e, ao final, juntar as percepções.

Exercício 2- Quadros Visuais ( Vision Board)

Os “Quadros Visuais” já são amplamente utilizados. Adoro quadros visuais porque representam a nossa visão de futuro traduzida, transcrita de forma clara, ilustrativa e alegre. Nos momentos difíceis, torna-se mais fácil inspirar, relembrar do foco, motivar, resgatar o que você escreveu no exercício 1, potencializando e realinhando o seu referencial.Basta olhar !

Se o seu Quadro Visual for para objetivos próprios, divida-o em segmentos da sua vida, que deseja/quer manifestar, escrevendo afirmações positivas para cada segmento.

O que você vai precisar: 1 cartolina, canetas hidrocor, borracha, lápis, adesivos coloridos, revistas, cola ( o que  mais a imaginação trouxer)

Como fazer?

a)Pense nos aspectos de sua vida.Qual/ais objetivos pretende alcançar para cada um ? pessoal, relacionamento amoroso, financeiro.

b) Marque o círculo e divida-o em partes,como se fosse uma pizza, demarcando para cada parte, um aspecto de sua vida e um objetivo: relacionamento, financeiro, carreira, sonhos (a viagem para …), saúde, etc

c) busque na revista, fotos ou desenhe, algo que retrate o seu objetivo sendo alcançado. Exemplo. “Uma casa de praia” – Cole ou desenhe uma casa de praia com as características que deseja. Coloque uma frase, uma afirmação positiva.

d) Coloque este quadro onde possa vê-lo sempre e medite energize-o, sentindo as emoções que estão retratadas, como se estivessem realmente acontecendo.

e) Gosto de incentivar a criação de uma frase de poder que , sugiro, seja colocada no topo da cartolina.Repita a sua frase de poder !

Se você estiver criando este quadro com as (os) suas (seus) sócios, coloque segmentos relacionados ao negócio. Exemplos:

  1. Clientes e parceiros ideais- imagine fechando negócios, como são estas pessoas, como agem, seus valores alinhados aos valores que deseja criar, etc…
  2. Profissionais ideais – Valores, ética, postura, imagine.
  3. Valores que o seu negócio preza e valoriza – amizade, respeito, colaboração, ética, etc…
  4. Missão
  5. Fatores críticos de sucesso (KPI´s)
  6. Resultados para o ano ou para 3 anos ou mais (colocação ranking do mercado até a receita que desejam obter mensal, anual, etc)
  7. Sucesso e ganhos da sociedade de vocês
  8. Contribuições de cada um dos sócios para a sociedade
  9. Etc…
  10. Para frase de poder sugiro que utilizem a visão de futuro da organização. ( se vc. ainda não tem um alinhamento estratégico estruturado, me escreva.)
3. Identificar obstáculos, interferências e derrubá-los !

Durante os atendimentos de Coaching, algumas características são comuns entre as pessoas, para não alcançarem os resultados desejados:

1-      procrastinação

2-     sabotagem

3-      falta de estímulo: motivação

4-      falta de foco

“Muitas pessoas fracassam na vida, não por falta de habilidade ou cérebro; ou mesmo, coragem. Mas, simplesmente porque nunca organizaram a sua energia em prol de um objetivo” ~ Elbert Hubbard.

O trabalho do Coach é o de resgatar  junto ao coachee “ o que o impede de realizar os seus sonhos”, fazê-lo mergulhar nas possíveis barreiras (citadas acima), reconhecer as suas potencialidades e pô-las em prática. Isto nos leva ao passo 3.

Após descobrir o que realmente deseja

Energizar com a força do momentum

… Está na hora de observar se há alguma resistência para que as “coisas não andem” como esperado. Reveja as suas crenças, os seus valores e a sua sintonia, a sua energia e as suas palavras.

Se a cada ação você colocar uma situação difícil; se ela tiver que ser verdadeiramente difícil, se tornará ainda mais. Exemplo:

“conquista de uma mega empresa que poderia trazer grandes dividendos e trazer outros clientes também.”

Se a atitude for  “ Caramba. Acho que não podemos atender com os prazos, a produção não vai dar conta, etc… “

O que você está realmente fazendo é: “ eu estou com fome, com vontade de comer um rodízio” e ao chegar lá deixa o aviso de “não sirva” o tempo todo !

Sabotagem?

Quando faz isso, como fica a sua energia? Cai de 10 para 2 (se tivéssemos uma escala para medir. Volte para o quadro e se inspire!)

Observe a sua energia e as suas palavras, sentimentos e pensamentos (reveja os níveis de energia do post anterior)

Nem sempre é fácil mudarmos a nossa energia e fazer com que as coisas se realizem. Todos nós temos momentos em que queremos desistir. Mesmo o mais brilhante executivo, escritor ou palestrante motivacional. Isso faz parte da natureza humana duvidar, perder o foco.

O mais maravilhoso da nossa criação é que podemos mudar, mudar e mudar. Não temos que ficar presos. Mudando o foco, mudamos o pensamento, mudamos o sentimento. Quando alguma coisa estiver emperrada… saia da sala, tome uma água, veja a paisagem, leia um artigo, ouça uma música.

Se a fase se prolongar e tiver um bom coach para orientá-lo nestes momento, melhor ainda. Caso não tenha, um amigo, uma amiga, o seu companheiro, a sua mãe, podem trazer bons resultados.

Reserve tempo para realizar os exercícios deste post. Permita-se !

Lembre-se de que quando alinhamos os nossos objetivos, com as nossas ações e a nossa sintonia, estamos Cocriando !

Vamos falar sobre metas SMART e ações alinhadas no próximo post.

Obrigada por estar aqui, por esta oportunidade de me deixar compartilhar com você o que considero maravilhoso: Cocriar !

Adoraria ler os seus comentários e as suas sugestões.

Pax, lux,

Rejane

Rejane Santos é Consultora generalista de RH com foco para projetos de Gestão de RH, Qualidade, Treinamento e Desenvolvimento, Palestrante, Coach de carreira e self (vida).

Sua formação abrange : formação em Self e professional Coaching,pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Mestre em Enga. De Produção pela COPPE/UFRJ, MBA-Qualidade pela Grifo Enterprises e Universidade de Tampa (FL, USA), Psicóloga graduada pela Universidade Gama Filho.

Para falar com Rejane cocreationcoach@gmail.com (email temporário), rejsans@gmail.com

Para visitar a fan page (O sitewww.cocreationcoaching.com.br está em construção)

e saber mais sobre o trabalho de Coaching integrado à Lei da Atração  http://www.facebook.com/pages/CoCreationCoaching/220987377961627?sk=app_129982580378550

4 comentários sobre “Plano de Atração e Ação Para o seu Negócio, sua Carreira e sua Vida !

  1. Sergio de Camargo disse:

    Boa noite Rejane. Há algum tempo recebi um e-mail falando da Lei da Atração. Esse e-mail se tornou minha inspiração. Todas as manhãs chegava no escritório e já ligava o computador para ver o e-mail. Foi muito bom ter esse contato. Criei muitas oportunidades, de repente, pelo telefone, ligava para tirar informação de algum produto e acabava falando com alguem que era investidor .Mas veja voce, o que é a falta de foco, a insegurança, e até mesmo achar que o valor da minha comissão seria muito alto e muito boa, mais teria que pagar imposto sobre o valor da minha comissão. Pronto, o que vc acha que eu consegui atrair ? Incrível mas entendo que a unica coisa que atrai foi o desinteresse dos meus clientes para o produto que eu estava vendendo. Começou uma espiral descendente e acabei perdendo tudo. Pelas suas palavras, agora entendo que faltou alguem para segurar nas minhas mão e me puxar para o meu foco. Sou corretor de imóveis, trabalhei na Lopes qua é uma empresa cheia de oportunidades, mas fui medíocre como corretor. Gostaria que de poder voltar no tempo com a mentalidade e experiência que somo hoje.
    Adorei as suas palavras. Vi e sei o quanto é difícel manter o foco quando as contas estão chegando, ou quando a minha mulher fala e friza que eu já fiz isso e não deu certo. É realmente muito difícil. Gostaria que voce entrasse na minha página no facebook, e me dissesse se está certo o meu pacote com premios e oportunidades.

    Por favor clique aqui ou copie e cole no seu navegador para vê-la:

    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=243444322379445&id=100001416381184#!/pages/Change-Im%C3%B3veis/189065694500961

    Ou se preferir comente na minha página pessoal:

    Agradeço por me lembrar que eu sou o responsável por tudo que tenho ou sou hoje, porque fui eu mesmo quem criou.
    Abs,

    Sergio de Camargo
    sergiodecamargo@gmail.com
    comercial@changeimoveis.com.br

    • Rejane disse:

      Olá Sergio,

      Boa noite !
      Antes de mais nada, deixe-me responder que me comovi com o teu depoimento, com a tua história de vida. Sérgio, eu já tive muitas perdas também. Hoje, olho para trás e vejo que fui totalmente responsável pelas minhas ações, como você disse. É verdade também, que “fracassar” não é muito bem visto pela sociedade, pelas pessoas que estão a nossa volta. Quando as contas batem à porta então… Portanto, conheço bem o que está falando porque já tive que perder para ganhar o que hoje para mim não tem preço: a minha familia, a minha saúde a minha paz comigo mesma.
      Sergio, o interessante das falhas, dos fracassos, das perdas não é o resultado; mas sim, o que “ganhamos e o que aprendemos” apesar de tudo. Claro que no momento do aperto, da dor, do fundo do poço, não conseguimos enxergar isso. Mas hoje, eu vejo tudo isso como desafios. Se são desafios e eu sou a Cocriação de Quem tudo criou… Eu, tudo posso !

      Tenho a certeza absoluta que neste momento da tua vida, você vê tudo de uma forma diferente. Neste diferente… O que você ganhou e aprendeu?
      Vou falar sobre a gratidão no próximo post, mas vou adiantar para você: agradeça a todo momento. É um tipo de aprovação que devolve ao universo, gratidão mesmo. Acorde e agradeça, comece agradecendo por ter a tua familia toda em casa, com saúde, em paz. agradeça por receber um novo dia, uma nova oportunidade porque a vida abre, todos os dias, um portal cheio delas para você. agradeça pelas mínimas coisas: a água quente, o leite do café, o café. faça isso mentalmente. Você vai ver a diferença !

      Amanhã vou dar uma olhada nos teus links/sites e com, certeza darei retorno. Agora vou cuidar do maridão que está na varanda me esperando com um ataça de vinho, ok?

      Ah, a sua esposa vai adorar estas surpresas de vez em quando: acredite !

      Pax,lux,
      Rejane🙂

      • Britt disse:

        Good way of telling, and pleasant paragraph to obtain facts concerning my presentation focus, which i am going to convey in college.

Deixe uma resposta

