TIEN ~ sincronização (Sun Tzu)

SUN TZU- TIEN : SINCRONIZAÇÃO

 

“O céu se expressa por meio de Yin e Yang, se manifesta no verão, no inverno e na sucessão das quatro estações” ~Sun Tzu

TIEN, a sincronização que vem em forma de respostas que não esperávamos, partindo do nosso inconsciente, em equilibrio ao movimento da natureza. A sincronicidade que chamam alguns, para a criação e a co-criação do que desejamos manifestar.

Aqui o TAO encontra TIEN. O poder da intenção com a sincronização do momento, manifesta a criação.

Um excelente exemplo de Tien citado no livro é o da marca de lingeries Victoria´s Secret. Quem prestava tanta atenção e apreço às roupas íntimas, antes desta grife ter sido criada? Claro que existiam outras marcas, outras “formas”  de fabricação. Entretanto, Victórias Secret uniu o TAO ao TIEN, observando o momento certo, o movimento feminino de forma magistral e resolveu manifestar a sua criação através de um novo conceito. O que parece uma lingerie Victoria´s Secret para você? Para mim é uma jóia de vestir… Este é o conceito. “Uma jóia como você, não pode se vestir com algo inferior a uma outra jóia”. Na verdade, não sei se este é o conceito por trás da marca, só sei que é essa a mensagem que recebo.

Quem se lembra da dona de casa, Sheri que percebeu que havia muitos “crocs” circulando com buracos… começou ao decorar os crocs da filhas, recebeu encomendas e mais encomendas das amigas das filhas e criou a www.jibbits.com, com o seu marido Rich. Com certeza já deve ter andando em seus pés ou nos pés de seus filhos ou filhos de amigos, os Jibbits.

Sheri é um perfeito exemplo de Tien… percebeu uma demanda que não existia (afinal, para quê achar que os furinhos dos crocs precisam de mais alguma coisa? rss), criou a demanda ! Ela viu a oportunidade, o mercado e o momento certo em suas mãos : uma excelente oportunidade que não deixou escapar. Resolveu investir pesado e logo se associou à CROC´s e à Disney… Puro TIEN… Hoje, esta ex-dona de casa é muito próspera junto ao seu marido.

O que o TIEN nos ensina? Ensina que procrastinação, devaneio e falta de ação, não nos levam a lugar algum. Tien é “timing”, o tempo certo para cada coisa que só acontece com o movimento. Embora tenhamos à nossa volta fatores que nos levem a crer que nada vai dar certo, que estamos no meio de uma tempestade… uma boa empreendedora, uma líder, saberá usar o momento a seu favor.

Tien está relacionado à feminilidade ao uso equilibrado da força masculina com a feminilidade, simples e complexo assim. Foi a natureza feminina que empreendeu nestes dois casos de sucesso que citei anteriormente.

Chin Nig Chu, em seu livro , revela as novas caracteristicas que a feminilidade deve revelar neste século.

Novas vencedoras – Em 1995, o Sr. Koch, industrial milionário vencedor da America´s Cup de iatismo em 1992, decidiu formar um grupo só de mulheres para competir. Os homens do clube o chamaram de louco , que as mulheres não eram fortes e habilidosas para velejar e vencer a batalha, com as equipes melhores do mundo… Bom, fato é que as mulheres competiram e chegaram ao terceiro lugar, com um ano de treino somente. O Sr. Koch fez a seguinte afirmação: “ elas poderiam ter ganho, com alguns ajustes. O erro foi não termos uma mulher na liderança. Nós as comandamos como se fossem um bando de homens. Não percebemos que a mulher precisa de um método de comunicação diferente para ser competitiva”.

Quem sabe jogar em equipe – No exemplo acima, o Sr. Koch afirmou que “as mulheres eram excelentes no trabalho em equipe: retirar as velas, secar, limpar o barco e demais tarefas rotineiras, de forma ordenada, fazendo tudo na metade do tempo, de forma eficiente. Não perdiam tempo, agiam. Não gostavam da ditadura, preferiam o consenso e achávamos isso fascinante”.

Efetivas competidoras – As mulheres gostam de competir, de forma diferente, é verdade. E este é o nosso diferencial mais apreciado. Entretanto, o equilibrio (TAO), deve se fazer presente. Caso contrário, nos tornamos “homens de saias”.

Dentre outras qualidades, são citadas as seguintes que são auto explicativas, concordam?

  • Criadoras e disseminadoras da beleza
  • Mantenedoras da luz da humanidade – Os homens se dedicavam às grandes batalhas e as mulheres da continuidade de suas gerações, cuidando e protegendo seu lar e seus filhos com amor. O que seria do mundo sem amor?
  • Guardiãs da mãe terra – No universo existem três forças essenciais em ação: destruição, criação e força de sustentação.As mulheres põem em ação a energia física e mental necessária à sustentação da atividade em seu ambiente

Como melhorar a sincronização? Tien

Como enxergar o que “aparentemente” não existe?

  1. 1.       Repare nos sinais que estão em toda parte

Olha, não precisamos virar  antenas parabólicas, mas a verdade é que devemos estar abertas a sincronizar como tal. Se o seu projeto está engavetado porque você usa a autosabotagem com desculpas (como eu em muitas das vezes faço!)… é lá mesmo que ele vai ficar, quentinho, escurinho, mofinho… entendeu?

Alinhar o seu projeto de sonho com a sincronização e perceber os sinais é tudo ! no livro O Segredo, fica claro o poder de manifestação quando colocamos uma intenção com o sentimento de realização, devemos sentir, ver , cheirar o momento da criação e do resultado do nosso projeto… Parece virtual ? Não é. Alguma vez já pensou em uma pessoa, mesmo sem querer e essa pessoa se comunica ou se encontram ao acaso? Não é ao acaso… a sua reação, o seu sentimento, a sua intenção, trouxeram esta pessoa; ou ainda, esta pessoa pensava em você… a oportunidade existiu e a sincronização aconteceu.

A sincronização está representada pela alternância de Yin e Yang, inverno e verão, tempos favoráveis e desfavoráveis” ~Sun Tzu (1.6)

“Durante uma entrevista à Donna Karan, a repórter fez a seguinte pergunta: “ como você determina como será a coleção seguinte?” A resposta foi simples. Ela respondeu que prestava atenção aos sinais grandes e pequenos, que a rodeavam. Certas cores e modelos se repetiam – na rua, no metrô, na televisão. Estes sinais eram a garantia de que ela estava no caminho certo.”

Quem de nós nunca usou a chamada “intuição feminina” ou foi arrebatada por ela, para tomar uma determinada decisão, mesmo que dolorida, mas sabíamos que era a escolha acertada?

  1. 2.       Entre em sintonia com a pessoa com quem quer fazer negócio

“Pela manhã, o espírito das tropas é mais inflamado. Mas, ao aproximar-se o fim do dia tende a esmorecer.

Quando escurece, os homens só pensam em retonrar ao acamapmento, então o guerreiro hábil evita os momentos em que o inimigo é masi vigoroso, e ataca quando sabe que ele está ansioso para voltar” ~ Sun Tzu

Saber o momento certo para falar com as pessoas é um fator chave. Nós sabemos disso desde pequenas, quando sabíamos exatamente o que pedir e a quem, para obtermos o que queríamos (pai ou mãe). Sabíamos que algumas coisas mamãe diria logo um sonoro “não”; e, para outras, em determinados momentos, diria “sim”. Quando a estratégia não dava certo, partíamos para o papai ou a vó , o vô… e por ai afora. Se você não se lembra disso, observe outras crianças e vai perceber que elas não são manipuladoras, estão percebendo os sinais, como nós deveríamos fazer.

Chin cita em seu livro que os profissionais preferem participar de seminários durante a semana quando a empresa paga e,nos fins de semana, quando eles são os pagantes. Isso é a mais pura verdade ! trabalho com treinamento há anos, lembro-me  na época de hotelaria, que era muito difícil mobilizar algumas pessoas do grupo a participar do treinamento. Aprendi que em hotelaria, tudo é flexível como água e, sendo assim, deve ser adaptável…Os treinamentos tinham que ser no horário de trabalho, os gerentes tinham que verificar o melhor escalonamento. Treinamento em alta ocupação é jogar tempo e dinheiro fora.

Tudo tem o seu tempo certo para dar certo. O sucesso de qualquer esforço, deve levar em consideração todas as variáveis possíveis.E, estes sinais devem ser observados de acordo com as necessidades. Chin, sugere que a massagista deve ser marcada pela manhã, onde estará menos cansada. Falar com o chefe sobre algum assunto mais delicado, ao fim do dia,quando as interrupções de telefones e pessoas serão menores.

  1. 3.       Tome consciência da relação entre o seu objetivo e a sincronização

“ … ao disparar do gatilho, a flecha voa com um cálculo preciso de distância, tempo e alvo.

Nem cedo demais, nem tarde demais.” ~Sun Tzu

Chin nos orienta  que para alcançar o sucesso com prontidão e relevância, necessitamos de boa sincronização, sendo indispensável fazermos as seguintes perguntas: “ quanto tempo vai ser preciso para completar o projeto?”, “quando ficar pronto, o projeto ainda vai ser relevante?” Orienta ainda que às vezes é melhor deixar que “a concorrência lance o produto arcando com o alto custo envolvido para educar o cliente, o distribuidor e o varejista, para só então pegar a crista da onda”. Já o contrário ocorre com o setor de pesquisa e desenvolvimento que deve estar à frente, em primeiro lugar. “se você é melhor em controle de custos e redução de preços, vá atrás dos líderes e venda mais barato. O importante é alinhar OBJETIVO E SINCRONIZAÇÂO”.

       4–    Use a intuição para sentir quando é a hora

“embora todos possam ver a execução da minha tática, ninguém consegue penetrar nos motivos que estão por trás da criação de estratégias tão especiais” ~Sun Tzu

       5-   Dê sustentação à intuição com dados e planejamento

             Para nos alicerçarmos melhor e nos sentirmos mais seguras sobre os sinais que a nossa intuição nos apresenta, há

algumas ferramentas as quais podemos lançar mão. Trabalhando com alinhamento estratégico e as normas ISO, utilizo sempre um conjunto de ferramentas que deixam claros os objetivos, as metas e um plano de ação. Antes de chegarmos aos instrumentos anteriores, porém, uma análise de campo de forças é sempre relevante. Quais são as oportunidades, quais são as ameaças? Quais são as forças? E as fraquezas? Do produto, do projeto, do objetivo estratégico… Como vamos medir se estamos no caminho certo? Criar indicadores para cada objetivo.

Quando os líderes conseguem delinear de forma clara estes aspectos, conseguem formar um parâmetro entre o mercado, o seu produto e  o cliente. Isto porque nem sempre as práticas de mercado são as mais adequadas para a sua organização “naquele momento”. Talvez, seja melhor investir em capacitação profissional para a sua equipe para um melhor atendimento ao cliente, e um conjunto de ações prévias, para se preparar para o objetivo final ser bem sucedido.

Através desta forma de trabalhar, muitas empresas que desejavam a certificação nas Normas ISO, em que eu era a consultora, chegava à conclusão de que um conjunto de ações eram necessárias previa ou paralelamente, ao processo de certificação em si, para que o sucesso da conquista da certificação fosse alcançado. É melhor “investir” de forma acertada no que é “importante” do que “investir” de forma acertada no que “não é importante”.

6-   Use o bom senso

“Há uma ocasião e um tempo oportunos para se empregar o fogo no ataque ao inimigo” ~ Sun Tzu

   Já reparou como é difícil usar o bom senso; ou melhor, pessoas que não tem o melhor “senso” de bom senso? Dizem e fazem coisas da maneira mais inoportuna. Nem sempre acertamos , é verdade, mas há algumas pessoas que são difíceis de acertar. Em alguns eventos sociais, conheci mulheres que saíam completamente bêbadas, comprometendo a sua imagem, a do marido, no ambiente de trabalho. Também, já conheci homens que foram acordadas no jardim do hotel. Inoportuno !

O bom senso dá o tom. Devemos perceber que embora estejamos em um ambiente mais descontraído, fora das paredes da empresa, estamos cercados de pessoas cujas relações são profissionais, nada de extrapolar e se expor. O bom senso nos diz que enviar uma nota de agradecimento após um evento em que fomos convidados é um gesto cordial. O bom senso nos diz que aprender um pouco sobre etiqueta à mesa, pode beneficiar a nós próprios, em reuniões durante o almoço. O bom senso nos diz que a pessoa do tipo “sabe tudo” cansa e a competitiva em “saber tudo para mostrar a outrem que sabe tudo”…. sem comentários.

Chin nos orienta que “quando o vento estiver soprando em nossa direção , não devemos atear fogo no terreno do inimigo… devemos verificar de que lado o vento sopra.”

“Fazer churrasco no verão e não em meio a uma tempestade é bom senso. Porque lutar contra nós mesmas?”

Temos que estar sincronizados com o TAO e com os sinais que nos rodeiam, para captarmos o momento mais oportuno para alcaçarmos o sucesso. Somente assim, será possível transformar aquilo que parece acima do nosso controle, em instrumentos a nosso favor. Agir como a água que é flexível e fluida que se transforma conforme a situação; não em sua essência, em seus valores, mas em sua capacidade adaptativa. Uma líder deve estar apta a mudar as suas estratégias de direção de conforme o clima que se apresenta no mercado, com o foco nos seus clientes e as pessoas aliadas que fazem parte de sua equipe.

“TIEN é um presente dos céus, que escolhem enviar suas graças aos que estiverem alinhados com a retidão (TAO)” ~Chin

“Ao incorporar o TAO na vida diária, estamos melhorando naturalmente a sincronização “ ~ Chin Nig Chu

Espero que este post tenha contribuido de alguma forma para você e o seu crescimento pessoal. Aguardo os seus comentários.

Próximo post DI (terra)

Rejane

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s