Sun Tzu – Sabedoria para Mulheres: TAO – RETIDÃO, MORALIDADE


“Armado com o senso de retidão e as bênçãos do céu, o exército se torna destemido. Assim, se dispõe a viver e morrer para alcançar a vitória” ~ Sun Tzu (1.3)

A série de posts sobre Sun Tzu Para Mulheres , compreende uma das primeiras postagens do Batom & Co. Devido ao papel feminino, neste momento tão importante do Brasil, resolvi republicar a série em homenagem à força feminina que deseja e quer um mundo melhor para seus filhos, sem esquecer a força masculina de nossos companheiros que nos apóiam. Neste post, bem adequado às reivindicações das manifestações falamos sobre o TAO: retidão, moralidade e força de caráter. Espero que gostem !

Ao dar início à nossa série “SUN TZU – Sabedoria para Mulheres”, baseada na obra de Chin- Nig Chu, com o  nome “ A arte da Guerra para Mulheres”,  que aborda os princípios da Estratégia de Guerra de autoria de Sun Tzu ( A Arte da Guerra), confesso que estou muito feliz em poder compartilhar os preceitos que , de uma forma muito coerente e positiva, nos levará à uma reflexão sobre os valores que guiam as nossas vidas de empreendedoras, mães, mulheres e profissioanais.

ENTENDENDO O “TAO”

TAO é o primeiro valor ou princípio que Sun tzu elegeu como pilar para quaisquer estratégias, para qualquer empreendimento que se queira manifestar. TAO, é considerado o elemento mais importante para o alcance do êxito. O seu significado “caminho”, “retidão”, “moralidade”, vai além destes valores, sendo considerado a própria  essência que está por trás de toda criação e a base dos demais elementos: tien, di, jiang e fa, que abordaremos nos outros posts.

“Em toda a história humana, quem traiu o TAO acabou derrotado. Em 21 de setembro de 1999, por exemplo, um terremoto de 7.4 sacudiu Taiwan e expôs as práticas desonestas de construtores antiéticos que, durante anos,  economizaram no material e colheram polpudos lucros. Acontece que eles enchiam as vigas estruturais com nada mais nada menos do que garrafas plásticas de molho de soja e latas de óleo de cozinha vazias… bastaram 30 segundos para que estes construtores fossem desmascarados” ~ Chin- Nig Chu.

O número de pessoas que esquecem os princípios do Tao para ganhar prestígio, riquezas, objetos, influência  e poder é impressionante e parece que aumenta a cada dia. Aqui no Brasil temos um leque de empresários, políticos, professores, médicos e etc… Em todas as camadas sociais e profissionais, nos deparamos com certos desvios de caráter, em detrimento de “certas beneces”, o TAO fica em segundo plano. Infelizmente, este não é um privilégio dos homens somente. Há muitas mulheres que esquecem de seu TAO. Podemos citar alguns exemplos e a listagem segue em segmentos variados:DASLU – “Eliana Tranchesi, detida pela Polícia Federal, e seu irmão e sócio na empresa, Antonio Carlos Piva Albuquerque, e o empresário do ramo de importação Celso de Lima também foram presos. São suspeitos de ter montado um suposto esquema de sonegação fiscal e importação fraudulenta.”

Dr. Roger Abdelmassih – “Fato amplamente divulgado pela imprensa, o Ministério Público paulista acusou – e a Justiça acatou – denúncias de crimes sexuais, manipulação genética e evasão fiscal contra o médico especialista em reprodução humana Roger Abdelmassih, o que o levou à prisão e também acarretou a suspensão temporária de seu registro profissional pelo Cremesp. Tentativas de habeas corpus foram negadas pelo Tribunal de Justiça e pelo Superior Tribunal de Justiça.

Colocando o pé mais próximo de nosso dia a dia, quem não teve que negociar e renegociar alguma questão inconveniente com algum fornecedor, cliente ou parceiro de negócios que se revelava fora do que era justo, moral e correto? Quem não passou por situações em que teve que pedir um favor tendo que deixar um braço como pagamento?

Em situações como estas quem tem o TAO como valor, não o vende… perde, para ganhar lá na frente !

Harmonizar-se com o TAO pode parecer tarefa difícil; e, seria fácil, se não exigisse honra e a sensatez.

 Reconhecendo o TAO: Harmonia, Flexibilidade e ação

“Os grandes estrategistas aprenderam a identificar os princípios que atuam na natureza, harmonizar-se com eles e ver como podem ser transportados para tudo o que fazemos na vida. Por exemplo: a água é suave, mais macia do que pedra, mas com o tempo, provoca a erosão. Uma folhinha de grama se dobra, mas não se quebra sob a ação de um vento forte, no entanto, o mesmo vento arranca pela raiz um carvalho de 500 anos, com toda a sua fortaleza e inflexibilidade.”~ Chin Nig Chu

 Um elemento que faz parte do TAO é a flexibilidade. É um exercício muito difícil “ceder”. Interpretamos erroneamente que ceder é “abrir mão”, é se tornar “mais fraco”. Quando na verdade, a estratégia de ceder , pode abrir portas e até um portal. Vejam o caso do Japão no mercado automobilístico dos EUA e atualmente, a China e o impacto de sua produção no mercado mundial… ambos considerados países sem grandes vultos.

“Quando a vitória é alcançada devido à óbvia desvantagem numérica do inimigo, o vencedor não merece elogios. Sob tais circunstâncias, quando um guerreiro se sai bem na batalha é porque simplesmente fez o que devia. Sustentar a leveza do ar não é indicação de força. Para enxergar o sol e a lua não é preciso visão aguçada. Ouvir o ronco do trovão não é sinal de uma audição excelente” ~ Sun Tzu (4.8)

 O objetivo de uma estratégia, segundo Chin Nig Chu, é aumentar o sucesso do que está em posição de inferioridade. Com os valores do TAO, a precisão e o movimento aplicados de forma correta, liberarão o sucesso. A exemplo disso a autora cita Davi e Golias. David em franca inferioridade, enfrenta e derrota o gigante Golias com a precisão de sua funda, no momento certo. Um outro caso de êxito e da prova que o movimento certo com o TAO, segue o seu curso rumo ao sucesso é o exemplo da Victória´s Secret que elevou a lingerie comum a um outro conceito !  Chin Nig Chu: “As mulheres sempre usaram roupas de baixo e, no entanto, antes da Victoria´s Secret, nenhuma empresa tinha cosneguido grande sucesso no ramo”.

A estratégia não precisa de grandes escândalos para ser bem sucedida. Precisa de TAO, precisão e movimento.Uma empresária que planeja as suas ações com cuidado, analisa de forma concreta as suas forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças, mesmo em um cenário de incertezas, consegue vislumbrar melhor o poder dos seus recursos. Se, logo de início, a negatividade lhe atrapalhar e a paralizar, pense no impacto que este gesto terá em alguns anos à frente… Busque aliados. Uma base de aliados que pratiquem o TAO, torna-se invencível.

“O estudo do TAO da estratégia ajuda a trazer à luz as idéias brilhantes que podem ser postas em prática no trabalho e no lar. O TAO, a força que guia o general até a vitória na batalha, é a mesma que orienta a eficiente mulher de negócios ou militante da política no exercício do poder. É a mesma que vai dar a você a consciência das obras da natureza, sua mestra mais constante” Chin Nig Chu.

Aplicando o TAO : em Combate  a guerreira sabe o que quer

“Uma guerreira capaz sempre se assegura do sucesso antes de aceitar desafios. A perdedora aceita o desafio mesmo sem qualquer ideia de como alcançar a vitória”Sun Tzu (4.11)

Desigualdade de sexos e outras desculpas que usamos para nós mesmas, não nos deixa alcançar os nossos objetivos. As crenças que criamos tornam-se o resultado do que nos tornamos,não há como fugir desta verdade. Se conseguirmos enxergar a verdade de nossos anseios e o que passa pelo nosso coração, seremos capazes de não mentirmos mais com os nossos gestos e atitudes.

Atualmente vejo muitas jovens na faixa dos trinta anos que em seu âmago, estão em busca de um grande amor, de uma união estável com alguém, com vontade de formar uma familia ; com discurso de que querem permanecer solteiras. Por outro lado, estas mesmas moças saem para a “balada” bebem como uns gambás, se vestem como se fossem para uma boate de “streap tease” porque acham que assim vão chamar mais atenção… linguagem errada, mensagem enganosa. A imagem é tudo. Não estou abordando a questão moral da roupa curta , estou abordando a atitude. Há mulheres que podem estar com decotes que vão até o umbigo, mas a postura é de dignidade, de poder. Ao lado delas, estão outras, cuja postura errada, os gestos, as atitudes, transmitem uma mensagem completamente oposta ao que desejam. Seja na vida pessoal ou profissional, se estamos desalinhadas e desarmonizadas com o TAO,  passamos mensagens erradas em relação às nossas convicções e valores que não nos levarão ao sucesso; mas sim, ao fracasso, porque não aprendemos a direcionar ao certo o que queremos. Enquanto o coração e a mente baterem de formas diferentes… haverá conflito sobre o que queremos e o que devemos fazer para alcançar os nossos objetivos. Afinal, “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve, não é verdade?

“ Algumas mulheres têm a sorte de saberem o que querem. Elas querem apenas um certo nível de conforto e um salário decente; querem poder dar aos filhos um tênis de marca e nada mais. Mas a mulher sem grandes ambições acaba sentindo uma culpa terrível e a necessidade de se desculpar. E o preconceito contra as minorias costuma ser uma das suas desculpas preferidas.

Existe um outro tipo de mulher que quer ser promovida, mas usa sapatinhos de cristal. Ela tem ambição, quer ser guerreira, ter um cargo executivo e acesso aos frutos de uma vida melhor, mas falta-lhe o espírito guerreiro. Ela quer o sucesso, mas não quer abandonar o sapatinho de cristal.Toda mulher guarda no coração um par de sapatinhos de cristal, e não há nada de errado nisso. No entanto, ninguém consegue subir a escada corporativa calçando sapatinho de cristal; para isso, são necessárias botas de combate. Para chegar ao alto da escada, é preciso ser uma guerreira que supere outras pessoas na subida.”Chin

Chin comenta que certa vez estava em um banco e o gerente da filial comentou sobre a sua vontade de promover pessoas capazes de lhe dar mais apoio. Entretanto, não encontrava candidatas qualificadas. Ao olhar me volta, Chin percebe que a maioria das mulheres se vestem de maneira sexy e outras como se fossem para a escola. A mensagem que transmitem é a de que é mais importante serem sexy e realizar fantasias juvenis, serem consideradas “gatinhas” do que a construção de uma carreira. Chin comenta ainda, que não é preconceito contra as mulheres, afirma em seu livro que, qualquer homem que se vista de bermuda e camiseta, dependendo do seu ambiente de trabalho, não vai muito longe.

“O problema não é com nenhuma destas opções, acrescenta, a questão é que precisa tomar a decisão do que quer ser, em relação ao tipo de atitude e a imagem que projeta…escolher: o tênis, os sapatinhos de cristal ou as botas de combate? Não minta. Não se justifique. Orgulhe-se da sua escolha” Chin.

TAO e PODER: mais TAO, mais sucesso !

“Susan havia até tentado se vestir como homem, mas camisa e gravata, simplesmente não foram capazes de compensar a falta de poder que trazia na alma… “ Acreditamos piamente no mito do preconceito contra as minorias”… “Geralmente não é o preconceito, mas o mito do preconceito que impede a mulher de crescer profissionalmente”. Chin

“Assegurar-se contra a derrota depende do seu próprio esforço” (4.2)

        “O TAO se aplica à moralidade e à justiça da batalha. Isso precisa ser bem compreendido por aqueles que vão ser responsáveis pelo resultado “ Sun Tzu (1.3)

“Para descobrir o quanto você está alinhada com o TAO, pergunte-se : “quanto de retidão há em meu objetivo?”

Se a sua causa for justa e sustentável, com retidão e o seu objetivo for progredir, primeiro descubra por quê. É pelo salário, por mais lucro, pelo reconhecimento, pela responsabilidade, por mais espaço para se expressar?” Todas estas motivações são nobres se o esforço for sustentável, tiver uma base de valor e de vontade para realizar. Sem esforço , não há recompensa !

Se a motivação for somente o lucro , pelo lucro… a ambição exacerbada…

O cliente percebe quando a imagem é diferente do produto ( aqui o hardware e o software); ou seja, quando a mensagem é enganosa. Uma pessoa sabe distinguir entre uma bajulação e um elogio sincero. Uma mensagem genuína poderá (até) levar mais tempo para se estabelecer, mas será transmitida com boa reputação. E é aí que está o poder… o poder de garantir o que promete e entregá-lo, o poder de cumprir com prazos, o poder da disciplina, o poder da pontualidade e abertura de novas oportunidades.

Chin sugere que se faça uma análise das seguintes questões, para alcançar o sucesso e alinhar o TAO, na liderança.

Compare dois comandantes. Quem possui o TAO?

  • Quem é superior como  indivíduo?
  • Qual lado possui a vantagem de sincronização de recursos?
  • Que lado conta com mais disciplina e procedimentos organizados de execução?
  • Qual dos lados tem a equipe mais motivada e possui equipamentos excelentes?
  • Em qual dos lados estão os trabalhadores mais bem treinados?
  • Qual lado tem padrões mais claros de reconhecimento e promoções?”

 O poder do TAO está em saber o que quer, onde quer chegar, medir os recursos e esforços necessários para alcançar; alinhar e harmonizar a retidão e a verdade com as suas atitudes e ações.

Finalizamos aqui o TAO. O próximo será sobre TIEN (Sincronização).

E você, como utiliza o TAO em seu dia a dia? Considera esta disciplina importante para estabelecer relaiconamentos, parcerias, abrir novas oportunidades?

Aguardo sua participação !

Tenham uma excelente semana !

Rejane Santos, MSc.

2 comentários sobre “Sun Tzu – Sabedoria para Mulheres: TAO – RETIDÃO, MORALIDADE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s