Sun Tzu – Sabedoria para Mulheres

“Conhece teu inimigo como conhece a ti mesmo, e nunca porás a vitória em dúvida. Conhece o terreno, conhece o tempo, e a tua vitória será total”  ~ Sun Tzu.

Sou de uma geração em que as portas para a mulher no mercado de trabalho já estavam abertas. Isto porque as minhas antecessoras “feministas”se sacrificaram por todas nós. Entrei no mercado de trabalho , em minha profissão, nos anos 90- Já estávamos em pleno vapor.

Comecei no segmento hoteleiro, cuja força de trabalho feminina em cargo executivo era tão importante quanto a masculina. A relação era mais ou menos 6 executivos masculinos e  4 executivas femininas… muito boa esta relação, não?  Alguns anos depois, em  outro hotel,  o corpo executivo era composto de 5 homens e 5 mulheres , sem contar com os demais cargos. Entretanto,  as nossas atitudes eram ainda, uma cópia estereotipada, caricata, das atitudes masculinas. Isto porque considerávamos que , para sermos respeitadas, as  ferramentas deveriam ser as mesmas utilizadas pelos nossos colegas do sexo oposto. Não, não me entendam mal. Eu disse ferramentas e não armas. Afinal, nunca desejamos mal aos homens. O que seria de nós sem eles? Não teríamos nos forçado a evoluir ! Eu adoro o meu marido e sei a importância dele em minha vida e na vida da minha filha.

Em minha geração percebemos que o feminismo radical, poderia se transformar no machismo usando saia. O radicalismo , seja no que for, torna-se um repelente de idéias.  E é neste ponto que pretendo entrar neste post. Um degrau a mais na evolução
feminina ! eu desconhecia o livro “Sun Tzu: a arte da guerra para mulheres”. Já o li há bastante tempo e o testei . Se o tivesse conhecido bem  antes, muitas coisas teriam sido diferentes, acredite ! Mas não estou chorando o leite derramado, estou em constante processo de evolução e co criação. Estamos !

Estou lançando neste post a introdução à série  “Sun Tzu Sabedoria para Mulheres”, me baseando no livro “ A arte da Guerra para Mulheres”, de Chin Ning Chu e convido você a participar, dando a sua opinião, acompanhando outros comentários, promovendo a evolução e a troca de conhecimentos.
A origem da obra

O livro foi escrito originalmente por Sun Tzu, um estrategista militar Chinês no século IV com o título de “ A Arte da Guerra”. Trata-se de um livro que aborda em treze capítulos, aspectos estratégicos da guerra.Entretanto, apesar do título e da abordagem da obra, o conteúdo e a sabedoria do livro são aplicáveis a situações diversas, que poderíamos chamar de “outras guerras” , objetivando sempre a superação e o êxito: a luta pelo poder nos negócios, a luta consigo mesmo, a luta do dia a dia no relacionamento com as pessoas, a luta para o seu crescimento e desenvolvimento profissional, a luta pelo equilíbrio maternidade/trabalho/relacionamento e tantas outras.

“Conhece teu inimigo como conhece a ti mesmo, e nunca porás a vitória em dúvida. Conhece o
terreno, conhece o tempo, e a tua vitória será total”  ~ Sun Tzu

Segundo Sun Tzu, na guerra, seja ela qual for,  o ideal é vencer sem combater. O êxito, seja um exército ou uma empresa ou um líder, depende de quatro condições: objetivo comum, sensibilidade ao ambiente, liderança capaz e fluxo de informações eficiente ( este é um pensamento sistêmico !). Já para um líder, cinco virtudes são eleitas por Sun Tzu: Integridade, coragem, gentileza, disciplina e sabedoria. Evoluído , não?

Quando partimos para as nossas buscas e lutas pessoais com arma em punho, a tendência é o stress, a perda de controle e a perda do foco nos nossos objetivos. Quando buscamos analisar os objetivos, elaborando estratégias sob o ponto de vista de Sun Tzu, percebemos que a guerra, torna-se muito mais um exercício e; portanto, menor do que se apresenta em um primeiro
momento.Com tranquilidade e sabedoria é possível.

No livro “A Arte da Guerra para Mulheres” a autora,  Chin Ning Chu, aborda os princípios da obra,  de maneira que as mulheres possam aplicá-los em situações diversas. Cada um dos princípios abordados na obra de Ching Ning Chu, serão abordados na série de posts que farei em frequência semanal . Os princípios são:

  • Tao
    (moralidade),
  • Tien (sincronização),
  • Di (terra),
  • Jiang (liderança)
  • Fa (administração).

Abrangendo desde aspectos relacionados ao lar até o seu desenvolvimento de carreira. O poder feminino, a sabedoria e a
sensibilidade para a superação e o sucesso !

Aguardem o primeiro princípio TAO (MORALIDADE)

Beijos e até sexta-feira !

Rejane

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s